O ASSUNTO É

Entenda como o novo ensino médio vai impactar o Enem

Publicado em

Acompanhando as alterações nos currículos do ensino médio em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá mudar nos próximos anos. Porém, a mudança ainda deve demorar.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, um novo modelo poderá começar a ser aplicado apenas a partir de 2025, depois de ser amplamente discutido.

O Enem é composto, atualmente, por provas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza que, juntas, somam 180 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma prova de redação.

O novo ensino médio foi aprovado em 2017, e passou a ser implementado nas escolas públicas e particulares no ano passado. A previsão era que o Enem também mudasse, em 2024, para se adequar ao novo modelo.

Agora, parte das aulas é comum a todos os estudantes e na outra parte da formação, os próprios estudantes podem escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado.

As opções permitem ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A oferta de itinerários depende da capacidade das redes de ensino e das escolas brasileiras.

O Enem deverá começar a ser reformulado a partir do ano que vem, para que as mudanças oficiais passem a valer a partir de 2025. As discussões devem ocorrer dentro dos debates do Plano Nacional de Educação (PNE).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado premia 150 escolas que se destacaram em alfabetização em Goiás

Caiado entrega premiação a 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2024. Ao todo, foram distribuídos R$ 18 milhões aos colégios premiados (Fotos: Júnior Guimarães)

Mais Radar

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

O governo federal iniciou a regulamentação do Sistema Nacional de Acompanhamento...

Projeto de CNH teórico em escolas públicas beneficia 400 alunos

Após concluir essa fase inicial, os alunos precisam apenas realizar uma parte prática para obter a carteira de motorista, facilitando o acesso à habilitação e incentivando a educação em trânsito desde cedo.

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta (5)

Termina nesta sexta-feira (5), o prazo para justificar a ausência no...

Senadora Leila Barros garante dois novos campi IFB para o DF

A senadora brasiliense destaca a importância dos IFBs para oferecer aos jovens do Distrito Federal a inclusão social e oportunidades de desenvolvimento profissional, além do acesso a empregos dignos. 

Secretaria da Juventude lança programa para líderes emergentes do DF

O secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, ressaltou que a Secretaria oferecerá suporte na formação de Grêmios Estudantis, colaborando com a gestão escolar para atender melhor às necessidades dos alunos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»