O ASSUNTO É

DF é o primeiro do Centro-Oeste a integrar aplicativo da Uber ao sistema 190

Publicado em

O botão de emergência disponível no aplicativo da Uber, agora está oficialmente integrado à Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pelo Serviço 190. O objetivo é garantir maior agilidade na resposta a emergências e reforçar a segurança de quem utiliza o aplicativo.

Sempre que o passageiro ou motorista pressionar o botão para ligar para a polícia no aplicativo, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) receberá automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem.

Em Cooperação Técnica firmado em abril entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Uber. Desde então, técnicos e agentes das duas instituições trabalharam na integração dos sistemas e na capacitação das equipes que atuam no atendimento às ocorrências.

“Este acordo traduz a estratégia de segurança pública alinhada à Constituição Federal, que define a segurança como dever do Estado e responsabilidade de todos”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A iniciativa integra os eixos Cidade Mais Segura e Cidadão Mais Seguro, do programa Segurança Integral do Governo do Distrito Federal (GDF), que incentiva a cooperação entre o poder público e a sociedade na prevenção da criminalidade e na promoção dos direitos humanos.

Ao acionar a opção “Ligar para a Polícia”, o aplicativo envia automaticamente à central do 190 as informações sobre o veículo (placa, modelo, cor), além dos dados do motorista ou passageiro e da localização exata. Em seguida, a ligação é completada, permitindo que o solicitante relate a situação sem precisar repassar manualmente essas informações.

O acordo entre a SSP-DF e a Uber prevê ainda a capacitação contínua dos operadores do 190 e o cumprimento integral da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que as informações sejam usadas exclusivamente para fins de segurança e resposta a emergências.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Kokay, Veras e Rollemberg votam contra quem gera empregos no DF

Os deputados do DF, Erika Kokay (PT), Reginaldo Veras (PV) e Rodrigo Rollemberg (PSB), votaram contra a retirada da pauta da MP que aumenta o IOF. Eles ignoram que, no DF, uma MEI de delivery ou uma pequena loja de bairro pode ver sua margem de lucro evaporar com mais um imposto.

Mais Radar

Celina e jovem oradora marcam celebração do Dia das Meninas na Câmara

Em sessão solene na Câmara dos Deputados, a vice-governadora Celina Leão participou da celebração do Dia Internacional das Meninas, marcada pelo discurso histórico de Clara, 11 anos, aluna do Colégio Militar Dom Pedro II.

Regras do serviço de táxi são atualizadas no DF

O Projeto de Lei nº 1.414/2024 foi atualizado sobre a prestação...

Com tarifa técnica, GDF garante passagens mais baratas no transporte público

O Governo do Distrito Federal (GDF) possui uma política para que...

GDF participa de audiência pública sobre regulamentação do Nota Legal Solidária

Com o objetivo de debater a regulamentação do Programa Nota Legal...

Projeto Nosso Natal 2025 tem edital lançado

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.