O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou o descarte de 18 toneladas de metais que estavam espalhados em várias unidades, entre placas veiculares e sucatas. O material reciclado beneficiou cooperativas locais.
LEIA MAIS
Senador do Tocantins, acusado de estuprar modelo de 22 anos, jura que é inocente
Organizado pelo Núcleo de Manutenção Predial (Numap) e acompanhado pela Diretoria de Administração Geral, o descarte seguiu as orientações do Decreto n° 38.246/2017 sobre resíduos recicláveis, tendo sido os metais destinados às redes de cooperativas do Distrito Federal: Centcoop, Rede Candanga e Rede Alternativa.
“Mais do que uma obrigação legal, essa ação impacta a sociedade de maneira ambiental, econômica e social. Esse é o caminho que queremos e devemos sempre trilhar”, explica Renata de Pádua, servidora do Numap.
Os trabalhos foram realizados durante o mês de outubro, sendo todo o material destinado à reciclagem, com o auxílio das cooperativas.
Com a parada da Coleta Seletiva Solidária no GDF entre março e agosto devido à pandemia, a ação foi muito importante para angariar recursos aos cooperados.
A Centcoop, inclusive, tem uma creche – a Casa de Apoio Artes e Sonho, que sempre depende de doações para continuar trabalhando.
Descarte de papel
Em agosto e setembro, a autarquia já havia feito o descarte de 125 toneladas de documentos antigos. Ao todo, 143 toneladas de material sem uso foram descartadas de agosto a outubro.