Começa neste sábado (3) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do DF. A primeira etapa contemplará as áreas rurais.
LEIA MAIS
ALIMENTO PROIBIDO! Traficantes do Gama abriram restaurante, mas a comida era maconha na marmita
No primeiro dia, serão montados postos de vacinação nas seguintes Regiões Administrativas: Ceilândia, Brazlândia, Gama, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Park Way.
Já a partir da próxima segunda-feira (5), toda a zona rural do DF receberá a campanha*. A etapa rural da vacinação ocorrerá até o dia 23 de outubro.
LEIA AINDA
Ibaneis vai ao Guará, manda revitalizar feira e anuncia pacotes de obras para a cidade
A ação ocorre anualmente dividida entre as áreas rurais e urbanas para atingir o maior número de cães e gatos em todas as regiões.
“Apesar de não haver casos de raiva em cães e gatos no Distrito Federal há muitos anos, é importante que os animais tomem a vacina anualmente e mantenham-se imunizados. A doença está relativamente controlada no DF desde os anos 2000, sendo que o único caso da raiva humana foi registrado em 1978. Ainda assim, o vírus rábico circula no DF em morcegos, nos bovinos, equídeos e outros animais. Por isso é importante a prevenção”, explica o gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Rodrigo Menna.
A vacina protege o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses. A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando.
Os animais devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo e segurança. É recomendado levar os felinos dentro de caixas de transporte apropriadas.
O condutor do animal deverá usar máscara e será necessário manter o distanciamento na fila.