A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, assinou neste sábado (13), a mensagem relativa ao projeto de lei que prevê a criação do Instituto de Pesos e Medidas do Distrito Federal (Ipem-DF).
O novo órgão será responsável pelo aferimento e fiscalização de produtos consumidos pela população, uma medida aguardada com expectativa especialmente pelos caminhoneiros.
“O que Celina fez por mim, no mínimo tenho que retribuir”, diz Damares
A assinatura do documento ocorreu em uma cerimônia realizada na Casa do Caminhoneiro, situada no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).
De autoria do Executivo, o texto será agora encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal para análise e aprovação.
A criação do Ipem-DF é vista como uma medida que trará mais autonomia e eficiência ao Distrito Federal, que passará a executar as atividades de aferimento e fiscalização de consumo por meio de um convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Atualmente, esses processos são realizados pela superintendência localizada em Goiás, o que pode ocasionar demoras e dificuldades operacionais.
O modelo de instituição de órgãos locais de metrologia já é adotado em outras unidades da Federação e tem se mostrado eficaz em promover maior agilidade e segurança nos processos.