O ASSUNTO É

CAIXA DE SEGREDOS: SECRETÁRIO DA SEGETH ESCONDE INFORMAÇÕES SOBRE PROCESSOS DA URBANIZADORA PARANOAZINHO. POR QUE SERÁ?

Publicado em

A Lei de Acesso à Informação, instituída pela Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e a Lei Distrital N 4.990 de 12 de dezembro de 2012 não tem nenhuma serventia para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade  que  ignora as leis para proteger informações que deveriam ser publicas.

A reclamação foi feita por cidadãos do Setor Habitacional Grande Colorado durante uma reunião ocorrida nesta segunda-feira (28), que tinha o objetivo de buscar uma solução para a queda de braço travada entre os 12 mil moradores da região e a empresa Urbanizadora Paranoazinho que diz ser a legitima proprietária das terras onde foram construídos 54 condomínios.

O secretário Thiago Andrade é acusado de guardar debaixo de sete chaves todos os segredos de um misterioso projeto imobiliário da poderosa empresa paulista que quer transformar a antiga fazenda paranoazinho em uma nova Águas Claras banhada de arranha-céus. O excesso de zelo do chefe da Segeth, segundo ainda os moradores, enche de desconfiança e suspeitas de que algo de errado esteja por trás dos negócios nada transparente da UPSA.

Durante a reunião que contou com a participação do deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) e com o administrador de Sobradinho, Divino Sales, a advogada Maria Olímpia Costa demonstrou indignação com o que ela classificou de cerceamento da informação por parte de um órgão público que deveria ser mais transparente e cumpri a lei do direito a informação.

Ela contou que solicitou por 11 vezes para ter acesso aos processos da Urbanizadora Paranoazinho que tramitam dentro da Secretaria mas todos os pedidos foram negados. “É ilegal negar acesso a qualquer interessado a processos administrativos de que tenham interesses. É prerrogativa constitucional a acessibilidade. Não haverá acordo sem que os moradores tenham acesso a esses processos para que sirva de parâmetros para uma discussão. Parece que instituíram segredo de justiça para esse processo”, disse a advogada. Ela afirmou que até mesmo o pedido formal de um juiz foi ignorado pelo secretário Thiago Andrade.

O deputado Raimundo Ribeiro afirmou que só pode haver um bom acordo que possa contemplar a todos se a questão começar a ser discutida na origem. Para isso é preciso ter acesso ao processo de pastilha do espolio do latifundiário Jose Candido de Sousa que hoje pertence a Urbanizadora Paranoazinho.

“É preciso saber se Tarcisio Marcio Alonso figura como herdeiro no processo de partilha vendida a Urbanizadora Paranoazinho. Se tiver, ele jamais poderia ter incluído no rol de vendas para a UPSA as áreas onde se encontram 54 condomínios, sendo que muito antes ele já havia vendido essas mesmas áreas aos moradores dos referidos condomínios. O secretário Thiago Andrade não pode negar esses documentos e nem pode ignorar o legitimo direito dos moradores . Vai ter que liberar esses processos ou terei que pedir isso diretamente ao governador”, disse o deputado.

O empresário Ricardo Birmann, dono da Urbanizadora Paranoazinho, disse que Alonso realmente era o inventariante do processo de partilhas das terras e vendeu uma coisa que não tinha legitimidade para vender. Ele usou a sua condição de inventariante para cometer crimes e nós da Urbanizadora não temos nada com isso e nem vamos assumir isso”, afirmou o empresário.

“Diante das afirmações de Ricardo Birmann o nó deve continuar e não haverá acordo para desatá-lo”, disse ao Radar o morador do Solar de Athenas, Renato Machado.

O Radar entrou em contato por email enviado a assessoria de comunicação da Secretaria de Gestão Território e Habitação para obter a versão do Secretario Thiago Andrade, mas, como sempre, não se teve nenhuma resposta. O Radar tá ligado.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) prepara uma programação com atividades que vão dos...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->