O Projeto Esporte Social Voluntário está com o edital aberto para o credenciamento de voluntários interessados em atuar nos espaços esportivos e de lazer do DF. A iniciativa é da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF).
O projeto busca ampliar o acesso ao esporte e incentivar a inclusão social por meio da participação da comunidade. O objetivo é substituir o antigo Educador Voluntário e visa fortalecer políticas públicas voltadas ao esporte no DF.
“O esporte tem um papel fundamental na promoção da inclusão e da cidadania. Com esse novo projeto, queremos envolver a comunidade, incentivar a prática esportiva e garantir que mais pessoas tenham acesso às atividades físicas nos espaços públicos”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
Os selecionados poderão atuar em diversas modalidades esportivas, auxiliando no desenvolvimento de atividades físicas e recreativas para a população. Os interessados devem realizar a inscrição pelo Sistema de Gestão dos Espaços, Atividades e Profissionais do Esporte (Seape).
Além de um currículo básico, o edital exige que os candidatos apresentem documentos como RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas criminais.
Embora não haja vínculo empregatício, os participantes terão direito a R$ 37 por dia de atividade, para cobrir despesas com transporte e alimentação. As inscrições estarão abertas de 25 de fevereiro até 31 de dezembro de 2026. A carga horária mínima é de uma hora diária.