Em continuidade as ações de prevenção aos incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) Gama e Cabeça de Veado, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da Diretoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Dpcif), executa, nesta quarta-feira (14), às 9h, aceiro negro na região que compreende o Parque Ecológico do Tororó, unidade de conservação gerida pela autarquia.
De acordo com o diretor da Dpcif, Pedro Paulo Cardoso, o aceiro negro é uma das últimas ações preventivas a serem executadas.
LEIA MAIS|
NOVO TEMPO! Mortes por covid caem e economia volta acrescer no DF
“A ação é realizada com fogo controlado, principalmente ao longo das bordas das unidades de conservação, onde existe maior risco de fogo nesse período em que o ápice da seca se aproxima no DF”, explica.
Além do Parque Ecológico do Tororó, que recebe ações de prevenção pela segunda vez, a APA Gama e Cabeça de Veado envolve o Jardim Botânico de Brasília (JBB), a Fazenda Água Limpa (FAL) da Universidade de Brasília (UnB), a Reserva Ecológica do IBGE e áreas da Marinha, englobando aproximadamente 25 mil hectares de área preservada.
*Operação conjunta* – A iniciativa faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e conta com o apoio de outros órgãos distritais e federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Estradas de Rodagens (DER), JBB, Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), FAL (UnB), Reserva Biológica do IBGE, Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) da Marinha e Ala 1 da Aeronáutica.