O ASSUNTO É

NOVO TEMPO! Mortes por covid caem e economia volta acrescer no DF

Publicado em

As medidas tomadas pelo governador Ibaneis Rocha, deste o início da pandemia do novo coronavírus, começam a mostrar resultados na queda das mortes por covid e pela volta do crescimento econômico do Distrito Federal.

A estrutura hospitalar para atender a população;  o processo de vacinação  contra  covid-19 e as centenas  de obras espalhadas em todas as regiões administrativas,  que geram milhares de postos de trabalho, são pontos positivos que ajudaram o DF a retomar a economia.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal registrou em maio uma alta de 3,1% no volume de vendas, se comparado a abril.

Dados coletados  pela Codeplan (Companhia de Planejamento do DF), revelam que o desempenho econômico voltou  a crescer  após a queda provocada por causa da pandemia e pelas medidas necessárias tomadas pelo GDF de combate a doença.

Com o  varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, os números estão sendo bem melhores: acréscimo de 6,9% no mês de maio.

A alta em maio é a segunda no ano de 2021. Anteriormente, em abril, ela já havia sido de 19,2% na capital federal.

A flexibilização do horário de funcionamento do comércio de rua e dos shoppings foi importante para o resultado, na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Mas um fator de peso, segundo o presidente da entidade, José Aparecido Freire, é a maior segurança que as pessoas possuem hoje ao sair de casa.

“Temos uma circulação maior de pessoas no comércio, o que aumenta as vendas”, aponta Freire.

Entre as atividades em ascensão está o setor de tecidos, vestuário e calçados, que triplicou suas vendas. O setores moveleiro, eletrodomésticos, de livros, jornais, revistas e papelaria também tiveram leve crescimento.

A construção civil cresceu 53%, o comércio 13,7% e o setor de serviços 4%  revela os dados da Codeplan.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo quer contratar 3 milhões de unidades habitacionais até 2026

Com a nova linha do programa Minha Casa, Minha Vida, a meta do governo federal é alcançar 3 milhões de novas unidades habitacionais contratadas...

Mais Radar

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Contribuintes com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher...

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Agências do DF oferecem vagas com salários de até R$ 8 mil

Ao todo, as agências do trabalhador disponibilizam 728 chances profissionais. Interessados podem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.