O governador Ibaneis Rocha assinou nesta terça-feira (06), a ordem de serviço que autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) a iniciar os estudos para a regularização fundiária da ocupação do Núcleo Rural Zumbi dos Palmares, em São Sebastião.
Além do Zumbi, as comunidades Morro da Cruz, Capaão Comprido e Vila do Boa, que pertencem a mesma região administrativa, já estão incluídas no pacote de oito Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris), criadas pela nova Lei da Reurb, sancionada pelo governador Ibaneis.
LEIA MAIS|
Bolsonaro prorroga auxílio emergencial por mais três meses
O mecanismo permite que o governador possa iniciar projetos e obras de infraestrutura que inclui abastecimento de água potável, coleta de lixo, tratamento do esgotamento sanitário, redes de energia elétrica domiciliar, iluminação pública e soluções de drenagem.
“O antigo governo só sabia derrubar as casas das famílias pobres e não dava nada à sua população. Após 2 anos e meio de governo a população tem condições de dizer que acertou na pessoa que escolheu para governar o Distrito Federal”, afirmou Ibaneis.
Às quatro comunidades de São Sebastião, que sofreram com as violentas operações de derrubadas realizadas pela Agefis do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), comemoraram a decisão do governador Ibaneis Rocha de promover a regularização dos núcleos de interesse sociais.
O administrador de São Sebastião, Alan Valim disse que a inclusão das comunidades no processo de regularização fundiária contou com o esforço conjunto da população e da administração regional, com um trabalho de conscientização de não permitir novas invasões nas respectivas áreas.
“A partir daí, levamos para as referidas comunidades o programa Energia Legal, que permite a instalação de rede de distribuição de energia em áreas urbanas ou rurais que estejam em processo de regularização fundiária. O segundo passo foi levar melhorias das ruas e avenidas principais dos respectivos bairros. Agora vem o processo de regularização fundiária que dará aos mais de 40 mil moradores, a segurança jurídica de suas moradias. Tudo isso foi possível graças a determinação do governador Ibaneis Rocha que dá um olhar diferenciado à população carente do Distrito Federal”, afirmou.
Saiba quais áreas de Interesse Social estão sendo regularizada pela REUB.
- Aris Capão Comprido – São Sebastião
- Aris Morro da Cruz II – São Sebastião
- Aris Vila do Boa – São Sebastião
- Aris Zumbi dos Palmares – Sao Sebastião
- Aris Condomínio Bica do DER – Planaltina
- Aris Favelinha da Horta Comunitária I – Planaltina
- Aris Miguel Lobato – Sobradinho
- Aris Dorothy Stang – Sobradinho
- Aris Nova Gênesis – Sol Nascente/Pôr do Sol