O ASSUNTO É

STF marca para dezembro audiência pública sobre “uberização”

Publicado em

Foi marcado para 9 de dezembro uma audiência pública para debater a questão sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativos e as plataformas digitais. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin vai colher informações para balizar seu voto sobre a chamada uberização das relações de trabalho.

Devido ao recesso de fim de ano no STF, o caso deve ser julgado só em 2025. O principal processo que trata do assunto foi protocolado pelo Uber.

“Não há segurança jurídica se o cidadão não consegue saber e compreender qual é o conteúdo da norma e qual norma será aplicada em cada caso concreto, criando, dessa forma, um cenário de insegurança e incerteza”, escreveu o ministro na decisão.

A empresa considera inconstitucionais as decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconheceram a relação de emprego da plataforma com um motorista do aplicativo.

Mesmo com várias decisões da Justiça Trabalhista reconhecerem o vínculo empregatício, o próprio Supremo possui decisões contrárias. A decisão tomada terá a chamada repercussão geral, mecanismo que obriga todo o Judiciário a seguir o entendimento do STF após o julgamento de uma causa.

Cerca de 10 mil ações tramitam em todo o país e aguardam a decisão definitiva do Supremo.

Em dezembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte entendeu que não há vínculo dos motoristas com as plataformas. O mesmo entendimento já foi tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Seleção brasileira se prepara para jogos das Eliminatórias

Quarta colocada na classificação geral, a Seleção Brasileira visita a Venezuela (8ª) nesta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), no Monumental de Manturín....

Mais Radar

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais...

Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br

O uso da Verificação em duas Etapas nas contas gov.br cresceu...

Brasil passa a contar com plataforma que certifica energia renovável

Foi lançada a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação...

Atenção: Beneficiários do Cadastro Único precisam regularizar

Mais de 300 mil pessoas precisam se cadastrar ou atualizar dados no CadÚnico para manter o BPC. O prazo varia de 45 a 90 dias após a notificação. Os beneficiários podem desbloquear o pagamento ligando para o INSS pelo número 135.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»