O uso da Verificação em duas Etapas nas contas gov.br cresceu 65% entre janeiro e outubro de 2024, conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Cerca de 13,6 milhões de pessoas usam a ferramenta, ante 8,2 milhões, em janeiro.
A medida evita golpes e fraudes durante o acesso à conta, que oferece 4.300 serviços e conta com 162 milhões de usuários. Desde fevereiro, o uso da dupla verificação está mais simples a partir da geração de um código de acesso sempre que for necessário fazer uma nova autenticação.
A plataforma ainda disponibiliza a função que permite ao cidadão escolher qual equipamento pode acessar a conta dele e avisa quando um novo dispositivo tenta fazer o login.
As contas têm níveis bronze, prata e ouro, sendo as duas últimas com mais ferramentas de segurança e exigem reconhecimento facial.
Para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.