O ASSUNTO É

CHEGA! Com 13 anos no poder, Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia

Publicado em

No final da tarde deste domingo (10), Evo Morales renunciou ao cargo de presidente da Bolívia. O pronunciamento foi feito ao vivo em rede nacional de TV e rádio. Mais cedo, a Organização dos Estados Americanos (OEA) revelou fraudes no processo de eleição presidencial.

 

Nas últimas horas, ao menos três ministros do governo entregaram seus cargos. No final da tarde, o comandante-chefe das Forças Armadas e a polícia do país recomendaram a renúncia do mandatário.

“Renuncio a meu cargo de presidente para que (Carlos) Mesa e (Luis Fernando) Camacho não continuem perseguindo dirigentes sociais”, disse Morales em discurso televisionado, referindo-se a líderes opositores que convocaram protestos ele, desde o dia seguinte às eleições de 20 de outubro.

Fim de um governo de 13 anos
Evo Morales, 60, venceu as primeiras eleições em 2005 e assumiu em 2006. Ele foi eleito pela segunda vez em 2009, pela terceira em 2014 e, então, decidiu disputar um quarto mandato seguido em 2019.

A crise na Bolívia tomou maiores proporções após as eleições de 20 de outubro deste ano, quando Evo foi reeleito em primeiro turno.

O resultado foi contestado pela oposição e, no dia 30 de outubro, a Bolívia e a OEA concordaram em realizar uma auditoria.

Desde que Evo ganhou, a oposição tem ido às ruas em protestos. A polícia parou de reprimir as manifestações, e houve motins em quartéis do país.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Divulgado resultado para premiação de agentes culturais do FAC

O resultado final do FAC II Premiações foi divulgado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). A seleção irá premiar...

Mais Radar

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Mata...

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre...

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação