O ASSUNTO É

CHEGA! Com 13 anos no poder, Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia

Publicado em

No final da tarde deste domingo (10), Evo Morales renunciou ao cargo de presidente da Bolívia. O pronunciamento foi feito ao vivo em rede nacional de TV e rádio. Mais cedo, a Organização dos Estados Americanos (OEA) revelou fraudes no processo de eleição presidencial.

 

Nas últimas horas, ao menos três ministros do governo entregaram seus cargos. No final da tarde, o comandante-chefe das Forças Armadas e a polícia do país recomendaram a renúncia do mandatário.

“Renuncio a meu cargo de presidente para que (Carlos) Mesa e (Luis Fernando) Camacho não continuem perseguindo dirigentes sociais”, disse Morales em discurso televisionado, referindo-se a líderes opositores que convocaram protestos ele, desde o dia seguinte às eleições de 20 de outubro.

Fim de um governo de 13 anos
Evo Morales, 60, venceu as primeiras eleições em 2005 e assumiu em 2006. Ele foi eleito pela segunda vez em 2009, pela terceira em 2014 e, então, decidiu disputar um quarto mandato seguido em 2019.

A crise na Bolívia tomou maiores proporções após as eleições de 20 de outubro deste ano, quando Evo foi reeleito em primeiro turno.

O resultado foi contestado pela oposição e, no dia 30 de outubro, a Bolívia e a OEA concordaram em realizar uma auditoria.

Desde que Evo ganhou, a oposição tem ido às ruas em protestos. A polícia parou de reprimir as manifestações, e houve motins em quartéis do país.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Detran-DF começa operação Boas Festas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensifica as ações de policiamento e fiscalização de trânsito, com foco especial em locais de maior...

Mais Radar

Turismo internacional no Brasil bate recorde em 2025

O Brasil registrou a visita de 7,68 milhões de turistas internacionais,...

Programa do governo quer aprofundar conexão com as periferias

O programa Governo na Rua será lançado pelo governo para ouvir...

Tornado EF3 devasta Rio Bonito do Iguaçu: 6 mortos e 750 feridos

Tornado EF3 devasta Rio Bonito do Iguaçu (PR): 6 mortos, 750 feridos, 1.000 desalojados e cidade sem luz, água ou alimentos. Luto oficial de 3 dias. Hospital de campanha montado. Há suspeita de vítimas sob escombros.

Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em Projetos habitacionais

Para mensurar a geração de carbono incorporado em empreendimentos habitacionais financiados...

Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

Dentre as vantagens colocadas pelo governo para tirar a Carteira Nacional...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.