O ASSUNTO É

Brasil passa a contar com plataforma que certifica energia renovável

Publicado em

Foi lançada a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável. O projeto é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma associação civil sem fins lucrativos responsável pelo comércio de eletricidade no país.

Uma das funções da plataforma será evitar a dupla certificação da mesma energia. De acordo com a CCEE, o serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país e terá a capacidade de fazer o rastreamento da origem da energia utilizada.

Conforme a Câmara, cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. Menos de 2% desta energia renovável era certificada.

“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, destacou Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Em 2022, o percentual avançou para 4% e, em 2023, subiu para 6,9%. Segundo as projeções da Câmara, esse resultado poderia chegar até 50%.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Seleção brasileira se prepara para jogos das Eliminatórias

Quarta colocada na classificação geral, a Seleção Brasileira visita a Venezuela (8ª) nesta quinta-feira (14), às 18h (horário de Brasília), no Monumental de Manturín....

Mais Radar

Ministro anuncia divulgação do Gabarito do Enem 2024, confira!

Ministro da Educação, Camilo Santana, anuncia antecipação do gabarito do Enem 2024. Confira a data. Os dados exatos serão definidos pelo Inep e divulgados nesta semana. O Inep relatou que 1.925 candidatos foram eliminados por infrações, como o uso de dispositivos eletrônicos.

Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano

De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais...

Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br

O uso da Verificação em duas Etapas nas contas gov.br cresceu...

Atenção: Beneficiários do Cadastro Único precisam regularizar

Mais de 300 mil pessoas precisam se cadastrar ou atualizar dados no CadÚnico para manter o BPC. O prazo varia de 45 a 90 dias após a notificação. Os beneficiários podem desbloquear o pagamento ligando para o INSS pelo número 135.

STF marca para dezembro audiência pública sobre “uberização”

Foi marcado para 9 de dezembro uma audiência pública para debater...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»