Foi lançada a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável. O projeto é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma associação civil sem fins lucrativos responsável pelo comércio de eletricidade no país.
Uma das funções da plataforma será evitar a dupla certificação da mesma energia. De acordo com a CCEE, o serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país e terá a capacidade de fazer o rastreamento da origem da energia utilizada.
Conforme a Câmara, cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. Menos de 2% desta energia renovável era certificada.
“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, destacou Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.
Em 2022, o percentual avançou para 4% e, em 2023, subiu para 6,9%. Segundo as projeções da Câmara, esse resultado poderia chegar até 50%.