Dentre as maiores proporções de seus territórios, o Brasil está entre os cinco países do G20 com iniciativas de proteção ambiental. A constatação vale para ecossistemas terrestres e marinhos.
O relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é do Criando Sinergias entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o G20. A publicação dedica-se à temática do meio ambiente.
O estudo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer subsídios às discussões sobre a pauta ambiental, mais especificamente no que diz respeito à conservação e gestão do meio ambiente, no âmbito do G20.
O país ocupa o posto pela primeira vez desde 2008, quando foi implantado o atual formato do grupo, composto pelas 19 maiores economias do mundo. No Brasil, as áreas protegidas integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), estabelecido pela Lei Federal 9.985/2000.
Esse percentual coloca o Brasil na segunda posição no ranking do G20, que é puxado pela Alemanha (37,6%). Já as últimas posições são ocupadas por Índia (7,5%) e Turquia (7%). Os dados mostram o Brasil como líder no quesito entre os países da América que compõem o G20.