O ASSUNTO É

Aposentados do INSS podem aderir a plano de ressarcimento

Publicado em

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios podem aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Para receber a restituição em parcela única, corrigida pelo IPCA, sem recorrer à Justiça, é necessário aderir ao plano.

O processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

No aplicativo, basta acessar “Consultar Pedidos”, selecionar “Cumprir Exigência”, marcar “Aceito Receber” e clicar em “Enviar”. Não é necessário enviar documentos adicionais.

O pagamento será depositado automaticamente na mesma conta do benefício, sem custos ao segurado.Os primeiros pagamentos estão previstos para 24 de julho, com lotes diários de até 100 mil pessoas, seguindo a ordem de adesão.

Quem acionou a Justiça contra o INSS pode aderir, desde que desista do processo para evitar dupla compensação. O INSS também fará contestações automáticas para beneficiários vulneráveis, como idosos com 80 anos ou mais em março de 2024, indígenas e quilombolas.

“Nosso foco é proteger os mais vulneráveis a fraudes, com tratamento especial para esses grupos”, destacou Gilberto Waller, presidente do INSS, em coletiva com o ministro Wolney Queiroz.

Beneficiários que ainda não contestaram descontos podem fazê-lo pelo Meu INSS, pelo telefone 135 ou nos Correios, até pelo menos 14 de novembro de 2025, prazo que pode ser estendido.As entidades têm 15 dias para justificar os descontos após a contestação.

Caso não comprovem a legalidade, a União restituirá os valores integralmente e buscará responsabilizar as entidades, inclusive com pedidos de bloqueio de bens.

Dos 9,3 milhões de beneficiários consultados, cerca de 3,8 milhões contestaram descontos, e 1,86 milhão já estão aptos a aderir ao acordo, com os demais casos em análise.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás: Caiado sanciona lei que valoriza professores alfabetizadores

Lei sancionada por Ronaldo Caiado destina 50% do Prêmio Leia aos professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A medida valoriza o magistério e reforça o compromisso de Goiás com a alfabetização na idade certa.

Mais Radar

Brasil lança proposta para quadruplicar combustíveis sustentáveis

O Brasil lançou nesta terça-feira (14), no segundo e último dia...

Caixa prevê financiar 80 mil moradias com novo programa imobiliário

A nova política do governo federal deve financiar mais 80 mil...

Moradias do Minha Casa, Minha Vida são entregues a 2.837 titulares

O governo entregou 2.837 unidades do Minha Casa, Minha Vida, em...

DF domina 80% das vagas no Concurso Nacional Unificado 2025

O DF lidera com 80% das 3.652 vagas do CNU 2025, atraindo servidores e iniciantes por salários altos, jornadas atrativas e chance de cargos definitivos. A disputa acirrada reflete a busca por estabilidade e melhores condições no serviço público

Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Para modificar as regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.