O ASSUNTO É

Anatel apreende produtos clandestinos em armazéns da Amazon

Publicado em

Foram apreendidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 5,7 mil produtos clandestinos em armazéns da Amazon.

A mercadoria de telecomunicação não estava homologada e foi avaliada em R$ 500 mil. A operação aconteceu entre terça (21) e sexta-feira (24), em Betim (MG) e Cajamar (SP).

Celulares, baterias portáteis e fones de ouvido sem fio estavam entre os produtos. Ao todo, 67 mil itens foram fiscalizados, segundo a Anatel.

Segundo a Agência, “a homologação é um registro que garante ao consumidor que o produto atende as normas de qualidade e de segurança estabelecidas no país e é obrigatória para produtos que emitem radiofrequência e pode ser exigida para equipamentos relacionados a esses”.

Para saber se o equipamento é homologado, o ideal é verificar o selo no produto, no manual ou na caixa. Além disso, os consumidores podem consultar o portal da Agência para checar a informação.

A fiscalização na Amazon faz parte da ação presencial da Anatel em centros de distribuição de redes varejistas online. Os produtos ofertados no site da empresa foram monitorados para auxiliar na operação.

Cerca de 4,6 milhões de produtores irregulares já foram retirados do mercado, segundo a Anatel. A fiscalização na Amazon integra o Plano de Combate à Pirataria (PACP), que está vigente desde 2018.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para pedir isenção do Enem é ampliado para 2 de maio

A isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 pode ser solicitada até o dia 2 de maio. Estudantes...

Mais Radar

Bandeira amarela em maio aumenta conta de luz, anuncia Aneel

A agência destacou que o fim das chuvas impacta a geração hidrelétrica, podendo exigir maior uso de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara.

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) destinará 3% das moradias...

Papa Francisco morre aos 88 anos, confirma Vaticano

Papa Francisco, morto aos 88 anos, deixa legado de humildade e defesa da justiça social. Vaticano confirma óbito às 2h35 (Brasília). Conclave para novo papa será convocado em breve, enquanto fiéis homenageiam o pontífice em Roma.

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para...

Prova nacional dos docentes (PND) tem edital previsto e adesões aumentam

Aguardado edital da Prova Nacional dos Docentes (PND), o CNU dos Professores, promete unificar o ingresso na educação pública. Secretarias como SME SP e SEED AP já aderiram, com provas práticas e formação no processo seletivo.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.