Homens da Força Nacional de Segurança Pública devem ser convocados para conter qualquer tipo de distúrbio da ordem pública nos protestos que estão sendo convocados para o próximo domingo (0 7/05) na Esplanada dos Ministérios. No entanto, o secretário de Segurança do DF Anderson Torres, disse que não é necessário o emprego da Força Nacional. “A PMDF está preparada”, diz a pasta.
A discussão sobre eventos contra o governo marcado para o próximo domingo esteve em pauta nesta sexta-feira no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e na Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela segurança da capital federal.
LEIA MAIS
NOVAS REGRAS| Governo do DF pode restringir entrada no aeroporto e rodovias da capital federal
Pode acontecer com Brasília o mesmo que aconteceu em São Paulo com os protestos promovidos pelos ‘antifas’ (antifascistas), novo nome dos black blocs, em atos de vandalismos como depredações de lojas da Avenida Paulista e do patrimônio público no último final de semana.
No Rio de Janeiro houve confronto entre antifas e bolsonaristas.
Durante a crise que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), os black blocs invadiram lojas na W-3 Sul, depredaram o patrimônio público e tocaram fogo em um Ministério.
LEIA AINDA
Vacina contra coronavírus será testada em dois mil brasileiros ainda este mês
Desde o inicio da semana, apoiadores de Bolsonaro passaram também a convocar atos a favor do governo e contra os “antifas”, apesar do presidente pedir que todos fiquem em casa para evitar o pior.
Os bolsonaristas se concentrarão nas proximidades da Torre de TV. Os manifestantes contrários ao governo ficarão na Esplanada dos Ministérios.
As autoridades de segurança do DF temem que a Esplanada dos Ministérios se transforme em um campo de guerra.
“É aí que entra a Força Nacional para agir e estabelecer a ordem pública”, disse um oficial ligado ao GSI da Presidência da República.
No entanto, o secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres descarta a necessidade de empregar a Força Nacional para segurar a ordem pública nos protestos marcados para o próximo domingo. Segundo a pasta, a PMDF é preparada para conter qualquer tipo de distúrbio.
Mesmo internado em um hospital onde se recupera de uma cirurgia, o governador do DF Ibaneis Rocha conversou no final desta tarde com Torres para pedir informações sobre o cenário e as medidas que serão adotadas. Anderson torce por um protesto pacífico e sem violência.