Vacina contra Covid-19 de Oxford será testada no Brasil ainda este mês. Um grupo de 2 mil brasileiros devem receber a dose experimental desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
LEIA MAIS
NÃO TEM OUTRO JEITO! GDF deve mandar fechar mesmo 4 cidades; medida pode ocorrer na próxima semana
A Universidade de São Paulo (Unifesp) será responsável por articular os trabalhos para que metade dos vacinados sejam de São Paulo e do Rio de Janeiro, até o momento não foi anunciada qual faculdade carioca será responsável por ajudar nas testagens.
A Unifesp informou que logo irá disponibilizar um portal para que voluntários possam se inscrever e receber as doses.
Neste momento serão selecionados apenas profissionais que estejam em atividades de extrema exposição ao vírus, por exemplo, equipes de limpeza de hospitais.
O ensaio clínico é para avaliar a eficácia do produto. Ele já foi testado em macacos, é um imunizante batizado como ChAdOx1 possui um bom efeitos e conseguiu proteger os animais de pneumonia viral, mas não conseguiu impedir a infecção em si.
Depois o produto passou por outra fase no Reino Unido que avaliou a segurança do produto. Está sendo avaliada a fase que cria uma resposta imune, mas já é sinal verde para início da próxima fase.