Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Liderança de Celina Leão garante reforço policial no DF para 2024

Publicado em

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), liderou um movimento nesta quinta-feira(08) na Câmara dos Deputados que resultou na inclusão no texto da Lei Orçamentária Anual de 2024, a contratação de policiais militares e policiais civis das Forças de Segurança do DF.

A iniciativa, defendida pela vice-governadora e incorporada pelo relator da Comissão Mista de Orçamento, deputado federal Julio Arcoverde (PP-PI), prevê a nomeação de 1,2 mil policiais militares e 800 policiais civis.

Durante o processo de negociação, liderado por Celina, a comandante-geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Habka, e representantes da Polícia Civil estiveram presentes, demonstrando a importância e o impacto esperado da medida.

 

A contratação vem em um momento crítico para a segurança pública da capital federal. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Distrito Federal registrou uma das maiores reduções de efetivo policial nos últimos dez anos, com uma diminuição de 31,5% nos quadros da Polícia Militar, caindo de 15.430 militares ativos em 2013 para 10.567 atualmente.

A Polícia Civil do DF também enfrenta situação semelhante, com um declínio progressivo no número de servidores.

Segundo a vice-governadora, a “aprovação da medida ocorrida ontem pela Comissão do Orçamentária do Congresso Nacional irá reverter essa tendência e melhorar a capacidade de resposta às demandas de segurança da população”.

A luta pelo aumento do efetivo tem sido uma prioridade para o governador Ibaneis Rocha e de sua vice, Celina Leão.

A proposta já recebeu amplo apoio dos parlamentares de ambas as Casas do Congresso Nacional, sinalizando uma provável aprovação.

A expectativa é que, com esses novos recursos, as forças de segurança do Distrito Federal possam aumentar seu efetivo e melhorar a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos do DF.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Mais Radar

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político