Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cristiano Araújo destaca a importância do C-Move Brasília

Publicado em

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, concedeu uma entrevista exclusiva ao Radar DF, destacando a importância do C-MOVE Brasília – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos.

O evento, que ocorrerá na capital federal entre os dias 19 e 20 de março, visa fomentar o debate e promover as vantagens da eletromobilidade urbana nas cidades brasileiras.

Líderes do setor discutirão as últimas inovações e soluções em eletromobilidade, abrangendo infraestrutura de recarga, desafios de implementação, novos modais elétricos (ferroviário, marítimo e aéreo), aspectos jurídicos, baterias, armazenamento de energia, transporte público e cidades inteligentes.

Cristiano Araújo ressaltou a importância da eletromobilidade urbana para a capital federal, prioridade do governador Ibaneis Rocha desde 2019.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a isenção do IPVA por cinco anos para novos adquirentes de carros elétricos, fomentando essa modalidade de transporte.

“Brasília avança para se tornar uma cidade conectada e turisticamente atrativa. A mobilidade elétrica é fundamental para transformar a capital em referência em design e modernidade,” aponta Araújo.

“O turismo, hoje, está intrinsecamente ligado à sustentabilidade, ao ecoturismo e à preservação ambiental. É uma indústria limpa, que não polui,” destacou.

Segundo Araújo, a mobilidade é essencial para o turismo, pois sem ela, não é possível desenvolver essa atividade com eficácia, considerando também a conectividade e a sustentabilidade.

O C-MOVE Brasília é visto pelo secretário como um marco importante no debate sobre mobilidade elétrica, trazendo conhecimento e expertise para o setor.

Ele citou exemplos internacionais de eletrificação veicular como metas para Brasília, destacando a importância de incentivos governamentais para facilitar essa transição e beneficiar o turismo e a mobilidade urbana.

Durante sua participação na Feira Internacional de Turismo em Madri, uma das maiores do setor, observou que 99% dos carros eram elétricos, contribuindo para um ambiente mais silencioso nas ruas.

“Essa realidade, já presente na Europa e nos Estados Unidos, em breve será tendência em países sul-americanos e cidades como Brasília. Nossa visão é tornar a capital federal um modelo para o Brasil e para a América do Sul em termos de mobilidade elétrica e turismo sustentável,” ressaltou.

Por fim, o secretário de Turismo do DF almeja que a cidade seja reconhecida não só por sua importância política, mas também como pioneira na adoção e promoção de soluções sustentáveis através da mobilidade elétrica.

“Isso inclui ser sede de eventos importantes, como o C-MOVE Brasília, para discutir e implementar essas tendências globais”, afirmou.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF é destaque na primeira edição do Prêmio Brasil sem Fome

O Governo do Distrito Federal recebeu o prêmio Brasil Sem Fome, do Ministério do Desenvolvimento...

Mais Radar

Fred Linhares aposta em Celina para manter governo aprovado pelo povo

Fred Linhares foi direto ao ponto: "o Republicanos bateu o martelo e apoia Celina Leão ao GDF em 2026. Aliança fechada, chapa definida com Gustavo Rocha de vice e foco na continuidade de um governo bem avaliado", disse ao Radar-DF.

PL-DF afunda em crise silenciosa e pode desaparecer da Câmara em 2026

Nos bastidores, Valdemar Costa Neto vê o PL-DF à beira do colapso. A falta de estratégia pode deixar o partido sem deputados federais em 2026, reduzindo a bancada, além da influência política e o volumoso fundo partidário.

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político