Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cristiano Araújo destaca a importância do C-Move Brasília

Publicado em

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, concedeu uma entrevista exclusiva ao Radar DF, destacando a importância do C-MOVE Brasília – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos.

O evento, que ocorrerá na capital federal entre os dias 19 e 20 de março, visa fomentar o debate e promover as vantagens da eletromobilidade urbana nas cidades brasileiras.

Líderes do setor discutirão as últimas inovações e soluções em eletromobilidade, abrangendo infraestrutura de recarga, desafios de implementação, novos modais elétricos (ferroviário, marítimo e aéreo), aspectos jurídicos, baterias, armazenamento de energia, transporte público e cidades inteligentes.

Cristiano Araújo ressaltou a importância da eletromobilidade urbana para a capital federal, prioridade do governador Ibaneis Rocha desde 2019.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a isenção do IPVA por cinco anos para novos adquirentes de carros elétricos, fomentando essa modalidade de transporte.

“Brasília avança para se tornar uma cidade conectada e turisticamente atrativa. A mobilidade elétrica é fundamental para transformar a capital em referência em design e modernidade,” aponta Araújo.

“O turismo, hoje, está intrinsecamente ligado à sustentabilidade, ao ecoturismo e à preservação ambiental. É uma indústria limpa, que não polui,” destacou.

Segundo Araújo, a mobilidade é essencial para o turismo, pois sem ela, não é possível desenvolver essa atividade com eficácia, considerando também a conectividade e a sustentabilidade.

O C-MOVE Brasília é visto pelo secretário como um marco importante no debate sobre mobilidade elétrica, trazendo conhecimento e expertise para o setor.

Ele citou exemplos internacionais de eletrificação veicular como metas para Brasília, destacando a importância de incentivos governamentais para facilitar essa transição e beneficiar o turismo e a mobilidade urbana.

Durante sua participação na Feira Internacional de Turismo em Madri, uma das maiores do setor, observou que 99% dos carros eram elétricos, contribuindo para um ambiente mais silencioso nas ruas.

“Essa realidade, já presente na Europa e nos Estados Unidos, em breve será tendência em países sul-americanos e cidades como Brasília. Nossa visão é tornar a capital federal um modelo para o Brasil e para a América do Sul em termos de mobilidade elétrica e turismo sustentável,” ressaltou.

Por fim, o secretário de Turismo do DF almeja que a cidade seja reconhecida não só por sua importância política, mas também como pioneira na adoção e promoção de soluções sustentáveis através da mobilidade elétrica.

“Isso inclui ser sede de eventos importantes, como o C-MOVE Brasília, para discutir e implementar essas tendências globais”, afirmou.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Zé Alberto e o legado vivo do “Leão Devorador” do bumba-boi da Ilha

Zé Alberto, o “Leão Devorador”, fez tremer por 50 anos os terreiros juninos da ilha com sua voz poderosa e presença marcante, eternizando-se como um dos grandes nomes do bumba-meu-boi de São Luís.

Mais Radar

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.

A magreza política do PT no DF e o risco de ser sepultado após 2026

PT do DF corre risco de sumir do Congresso em 2026. Pesquisa aponta derrota de Erika Kokay no Senado e ausência de nomes fortes. Crises passadas, como corrupção e má gestão, enfraquecem o partido, que sonha com o Buriti, mas não emplaca candidatos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político