O ASSUNTO É

DF pode ter competência para legislar sobre posse e porte de arma

Publicado em

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deu um passo em direção à descentralização da regulamentação de armas no país.

Na última quarta-feira (20), aprovou um projeto de lei complementar que transfere aos estados federativos a competência para legislar sobre posse e porte de armas de fogo.

Isso representa uma mudança no uso civil de armas, já que atualmente a responsabilidade é exclusiva da Polícia Federal.

O texto, idealizado pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), estabelece que o porte e a posse seriam válidos apenas no território do estado ou do Distrito Federal, sendo concedidos somente a indivíduos com comprovação de residência local.

Um aspecto da proposta é a necessidade de os estados instituírem um sistema de controle de armas, conectado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça.

Esse sistema seria responsável por monitorar e controlar as armas em posse da população, garantindo um acompanhamento preciso.

O relator, deputado Junio Amaral (PL-MG), destacou a necessidade de análises específicas diante das realidades distintas nos diversos estados brasileiros.

A proposta agora segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, posteriormente, para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Baile do Brooklyn agita Ceilândia neste domingo (11)

Ceilândia recebe o Baile do Brooklyn neste domingo (11), com o melhor do rap nacional. A produtora Funk da Elite traz renomados DJs para...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar