O ASSUNTO É

Flávio Dino será sabatinado na CCJ do Senado em 13 de dezembro

Publicado em

No dia 13 de dezembro, o senador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre, marcou a sabatina de Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A sabatina será conduzida pelo senador Weverton Rocha, relator na CCJ.

Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, terá que passar pela sabatina e ser aprovado tanto pela comissão quanto pelo Plenário do Senado para ocupar a vaga na Suprema Corte, que foi aberta com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber, que completou 75 anos no início do mês.

No entanto, há quem acredite que a aprovação de Flávio Dino não será algo fácil, considerando os inúmeros embates que o ministro teve com seus colegas senadores, desde que assumiu o cargo de ministro no início desse ano.

Muitos desses embates giraram em torno do 8 de janeiro. Pelas redes sociais, Flávio Dino se diz comprometido em conversar com cada um dos 81 senadores, especialmente com os senadores  membros da CCJ, a quem pedirá o voto para sua aprovação.

“Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, escreveu.

Flávio Dino possui uma trajetória destacada no campo da Justiça e Segurança Pública, tendo enfrentado desafios significativos e implementado políticas públicas importantes nessa área durante sua gestão como ministro.

Sua indicação para o STF é vista por muitos como uma oportunidade de trazer uma perspectiva sólida e comprometida com a justiça e o respeito às leis para a Suprema Corte.

Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos, período no qual ocupou postos como a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novas regras do saque-aniversário entram em vigor

As novas regras que limitam a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entraram em vigor. A mudança  altera...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar