O ASSUNTO É

Morte de Clezão reacende debate sobre anistia aos presos de 8 de janeiro

Publicado em

A notícia da morte de Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, ocorrida nesta segunda-feira (20), no presídio da Papuda, reacendeu a urgência da votação do projeto de anistia dos presos políticos do dia 8 de janeiro.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), autor da proposta, novamente se manifestou sobre a anistia, após a morte de Clezão, como o preso político era conhecido.

Onze meses após os atos de 8 de janeiro, quando foram presas mais de 2 mil pessoas, ainda há mais de 100 presos na Penitenciária da Papuda, em Brasília, acusados pela invasão das sedes dos Três Poderes.

Clezão faleceu no presídio da Papuda após sofrer mal súbito durante o banho de sol. Em setembro, o Procurador-Geral da República concedeu um parecer favorável à soltura do preso por motivos de saúde, porém, o processo não foi despachado pelo juiz responsável.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que está à frente do inquérito, sobre os atos de 8 de janeiro, solicitou informações hoje sobre os acontecimentos em torno da morte do detento.

No Senado, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, considerado o primeiro preso político acusado pelos atos do dia 8 de janeiro a falecer enquanto estava na cadeia. Veja aqui.

A morte do detento e a negligência em relação às providências para a sua soltura levantaram questionamentos sobre a importância de se aprovar o projeto de anistia o mais rápido possível.

A proposta de anistia dos presos políticos de 8 de janeiro visa reparar injustiças e garantir a liberdade daqueles que foram detidos por participarem de manifestações políticas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mais de 10 mil famílias receberam Auxílio por Morte do GDF entre 2019 e 2025

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), concede o Auxílio por Morte, para garantir dignidade às famílias...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar