O ASSUNTO É

Morte de Clezão reacende debate sobre anistia aos presos de 8 de janeiro

Publicado em

A notícia da morte de Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, ocorrida nesta segunda-feira (20), no presídio da Papuda, reacendeu a urgência da votação do projeto de anistia dos presos políticos do dia 8 de janeiro.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), autor da proposta, novamente se manifestou sobre a anistia, após a morte de Clezão, como o preso político era conhecido.

Onze meses após os atos de 8 de janeiro, quando foram presas mais de 2 mil pessoas, ainda há mais de 100 presos na Penitenciária da Papuda, em Brasília, acusados pela invasão das sedes dos Três Poderes.

Clezão faleceu no presídio da Papuda após sofrer mal súbito durante o banho de sol. Em setembro, o Procurador-Geral da República concedeu um parecer favorável à soltura do preso por motivos de saúde, porém, o processo não foi despachado pelo juiz responsável.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que está à frente do inquérito, sobre os atos de 8 de janeiro, solicitou informações hoje sobre os acontecimentos em torno da morte do detento.

No Senado, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, considerado o primeiro preso político acusado pelos atos do dia 8 de janeiro a falecer enquanto estava na cadeia. Veja aqui.

A morte do detento e a negligência em relação às providências para a sua soltura levantaram questionamentos sobre a importância de se aprovar o projeto de anistia o mais rápido possível.

A proposta de anistia dos presos políticos de 8 de janeiro visa reparar injustiças e garantir a liberdade daqueles que foram detidos por participarem de manifestações políticas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança regras para transporte gratuito de insumos rurais

A iniciativa promete reduzir despesas dos agricultores, ampliando a competitividade e apoiando programas como o Produzir, instituído pela lei nº 5.288/2013.

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar