O ASSUNTO É

Atirar contra veículo que fura blitz é um erro com graves consequências

Publicado em

A Polícia Civil do Distrito Federal iniciou uma investigação sobre as circunstâncias que levaram à morte de um jovem de 24 anos, durante uma tentativa de fuga de uma blitz, no Eixo Monumental de Brasília, ocorrida na madrugada de ontem (30).

O incidente ocorreu quando Islan da Cruz Nogueira estava como passageiro em uma BMW 350i branca que fugiu da Operação Álcool Zero.

Os policiais militares deram ordem de parada, mas o condutor, o engenheiro Raimundo Cleofás Alves Aristides Júnior, de 41 anos, desobedeceu e acelerou em alta velocidade, atropelando um policial militar.

Mesmo que o disposto na Portaria Interministerial 4.226/2010, que estabelece diretrizes para o uso da força em situação de risco à integridade física dos agentes, ainda assim os policiais precisa avaliar a conveniência e a oportunidade de usar essa força letal em razão das possíveis consequências do seu uso.

A polícia iniciou uma perseguição e conseguiu fazer o motorista parar na Esplanada dos Ministérios.

Foi constatado que ele estava dirigindo bêbado. Também foi constatado que no veículo, haviam cinco perfurações de tiros os quais atingiram Islan da Cruz.

Perfurações a balas nos vidros, portas e capô da BMW 350i branca que fugiu da Operação Álcool Zero.
Perfurações a balas nos vidros, portas e capô da BMW 350i branca que fugiu da Operação Álcool Zero.

A forma como a abordagem foi realizada, com vários tiros disparados contra o veículo, está sendo questionada.

Por esse motivo, um inquérito foi aberto para apurar os fatos e determinar se houve algum erro na conduta dos policiais.

Por outro lado, é importante ressaltar que o consumo de álcool é um dos principais causadores de tragédias no trânsito do Distrito Federal.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública do DF nos quatro meses de 2023, mais de 7.000 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool diante do cerco feito pelas blitz.

Diante desses dados alarmantes, é fundamental que sejam adotadas medidas eficazes, sem tiros a ermo, para combater a condução sob efeito de álcool, visando a segurança de todos os usuários das vias.

É fundamental também maior investimentos em campanhas de conscientização e fiscalização para combater o consumo de álcool no trânsito, visando reduzir o número de tragédias e preservar vidas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ônibus coletivo do DF são adesivados em homenagem a Brasília

A arte dos adesivos foi elaborada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e a programação visual envolve desenhos que lembram a cultura e o turismo do DF.

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.