O ASSUNTO É

SAIBA POR QUE A GLOBO não cita nomes das facções criminosas que dominam os presídios brasileiros

Publicado em

O motivo é o medo de sequestros como ocorreu no ano passado com uma equipe de reportagem da emissora que exigiu, como troca para libertar os reféns, que a Globo divulgasse um manifesto feito pelo PCC

O noticiário brasileiro iniciou 2017 tomado por uma guerra de facções criminosas em seus presídios. A coisa tornou-se absurda a tal ponto que uma rebelião na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, chegou a ser transmitida ao vivo pela GloboNews.

Nas redes sociais, contudo, alguns usuários desconfiaram dos termos usados pelos apresentadores, que em nenhum momento citavam os nomes dos grupos envolvidos, ainda que bandeiras com as siglas surgissem a todo tempo na transmissão.

Há um motivo para tamanho cuidado. Em agosto de 2006, uma equipe de reportagem da emissora foi sequestrada por uma dessas facções. E a condição para devolver o jornalista com vida foi a exibição de um manifesto da organização num plantão da Globo. O YouTube mantém até hoje um registro do momento.

[embedplusvideo height=”440″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2jJLzQb” standard=”http://www.youtube.com/v/i8N7IvuLdAM?fs=1″ vars=”ytid=i8N7IvuLdAM&width=600&height=479&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2372″ /]

Deste então, o jornalismo da emissora evita citar os nomes das facções que comandam o crime organizado no Brasil.

Postado por Radar/Implicante

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.