O ASSUNTO É

PERDEU PLAYBOY! CLDF obriga Rollemberg fazer auditoria nas empresas que operam o sistema de transportes do DF

Publicado em

rodrigo-rollembergA reação da Câmara Legislativa contra o aumento abusivo nos preços  das passagens de ônibus, que passou a valer desde o primeiro dia útil do ano, obrigou o governador Rodrigo Rollemberg a mandar  contratar uma auditoria para abrir a “caixa preta” das cinco empresas de ônibus que controlam o sistema de transportes do Distrito Federal

barra-radar

letra-foi publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do Distrito Federal, a dispensa de licitação para contratar a Fundação Getúlio Vargas que fará o processo de avaliação no sistema de bilhetagem controlado pelas empresas de ônibus Piracicabana, Pioneira, Marechal, Expresso São José e a Urbi que venceram a licitação de 2011. A auditoria ocorrera por um período de seis meses e custarão R$ 4,8 milhões.

Em agosto do ano passado o Poder Legislativo do DF havia recomendado ao governador Rodrigo Rollemberg que cancelasse o contrato licitatório realizado pela gestão de Agnelo Queiroz. O relatório da CPI dos Transportes apontou a “amplitude dos ilícitos identificados” e o “entrelaçamento de ações” entre agentes públicos e privados, revelando uma “verdadeira cadeia evolutiva voltada ao desvirtuamento do processo licitatório”, com elementos de favorecimento indevido e desvio de dinheiro público.

Entre as irregularidades apontadas pela CPI estão às suspeitas de que o advogado Sacha Reck direcionou o certame, pois era consultor privado da empresa de ônibus Marechal e também atuou como consultor do processo; de que o ex-secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho facilitou a entrada desses consultores privados; e de que empresas do mesmo grupo econômico, como Viação Pioneira e Viação Cidade Brasília, apresentaram propostas simultâneas durante a licitação, o que é vetado por lei porque favoreceria um “ajuste prévio”.

barrinhaMesmo diante de todos esses indícios que exalam fraude e corrupção, o governador Rodrigo Rollemberg se negou a cancelar o certamente, embora houvesse uma decisão judicial neste sentido. Na época, ele recorreu a segunda instância do TJDFT que derrubou a liminar.

A proteção escancarada do governo sobre os interesses dos donos de ônibus que operam no DF foi questionada pela revolta da população usuário dos transportes públicos em face do aumento absurdo e ilegal nos preços das passagens que passaram a valer a partir do ultimo dia 02. Os deputados distritais compraram a briga em favor do povo.

O novo presidente da Câmara Legislativa Joe Valle convocou a CLDF para uma sessão extraordinária para esta quinta-feira para derrubar o aumento. Mas os deputados distritais querem mais. Querem que o GDF faça uma auditoria que possa avaliar o fluxo de caixa, os investimentos e a relação de custos e despesas das concessionárias, bem como no mecanismo de bilhetagem automática para checar dados, como transparência e precisão das informações.

Acuado e sem saída, o governador mandou contratar a Fundação Getúlio Vargas para proceder a auditoria. “Uma providência que já deveria ter sido feita antes de ter anunciar o aumento das tarifas”, apontou o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS).

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Trio é condenado por homicídio triplamente qualificado em Samambaia

O Tribunal do Júri de Samambaia condenou Ruan Felipe Barbosa Oliveira, Matheus Cruz Souza e William Silva Miranda por homicídio triplamente qualificado. O julgamento, que se estendeu por dois dias...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar