O ASSUNTO É

DF tem unidade de referência para tratar casos de atrofia muscular espinhal

Publicado em

No Distrito Federal, o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) é referência no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) e oferece a triagem neonatal mais completa do país. A doença ocorre, em média, em um a cada 10 mil nascidos vivos.

Para conscientizar a população e estimular políticas públicas, 8 de agosto é, por lei, o Dia Nacional da Pessoa com AME.

A referência técnica distrital (RTD) em doenças raras, Maria Tereza Rosa explica que ”o DF é uma das poucas unidades da Federação que realiza o teste do pezinho ampliado. Cada teste faz nove tipos de exames e pode detectar até 60 doenças para que a criança receba o tratamento desde os primeiros dias de vida”.

Nas maternidades da rede pública do DF, o exame é feito em todos os nascidos vivos. Equipamentos de ponta instalados no hospital para análise de materiais genéticos permitem a ampliação de diagnósticos, incluindo o rastreio da AME e outras doenças.

Os exames coletados são encaminhados para o serviço de referência em triagem neonatal, no Hospital de Apoio.

“A triagem neonatal para AME combinada com tratamento precoce resulta em melhor performance de movimento em crianças afetadas, incluindo a capacidade de andar, quando comparada a crianças diagnosticadas assim que os sintomas se desenvolvem”, ressalta Maria Tereza Rosa.

A doença afeta as células nervosas da medula espinhal responsáveis por controlar os músculos, bem como outras células presentes no corpo humano. Isso impacta progressivamente funções vitais básicas, como andar, engolir e respirar.

Existem três medicações usadas para corrigir o defeito genético provocado pela doença e reduzir as chances de óbito e de complicações mais graves. Os remédios de alto custo começaram a ser disponibilizados pelo SUS em 2019 para crianças de até seis meses de idade.

No país, estima-se que acometa mais de 1.525 pessoas, de acordo com levantamento do Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (Iname).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado ataca governo frouxo de Lula que se ajoelha para o crime organizado

O presidenciável Ronaldo Caiado denuncia que a falta de firmeza do governo federal abriu espaço para o crime organizado se expandir em diversos setores estratégicos da economia.

Mais Radar

População pode contribuir com o Plano de Transporte e Mobilidade do DF

O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) pode receber propostas da...

Veja onde resolver questões de energia elétrica nesta semana

O atendimento da Neoenergia, inclui a participação no projeto Na Sua...

Cursos do Detran-DF passam a contar com a presença de intérprete de Libras

As aulas do curso de Reciclagem de Condutor Infrator ministradas entre...

Saiba quem tem direito ao Cartão Creche

O Cartão Creche permite o acesso a crianças de 4 meses...

Centros Olímpicos do DF oferecem mais de 10 mil vagas remanescentes

As inscrições para as vagas remanescentes dos 12 Centros Olímpicos e...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.