O ASSUNTO É

Lula envia projeto para recompor salário das forças de segurança do DF

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (28), o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN), que concede a recomposição salarial das forças de segurança do Distrito Federal.

Segundo a última proposta discutida dentro do governo federal e intermediada pela senadora Leila Barros (PDT-DF), com os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o aumento será feito em duas parcelas, sendo a primeira neste ano e a segunda em 2024.

Secretária diz que União não pode ignorar o transporte semiurbano do Entorno

“Alguns governos passaram e nem procuraram resolver essa situação. E hoje, depois de uma longa caminhada, temos um encaminhamento que encerra a briga por uma justa demanda que se arrastava há quase uma década”, explica a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Com o texto assinado pelo presidente da República, a recomposição salarial tramitará no Congresso Nacional.

Como as forças de segurança do DF são custeadas com recursos da União, é necessário que esse acordo seja aprovado pelos congressistas.

Para isso, a proposta terá de ser submetida à deliberação da Comissão Mista de Orçamento e receber também aval de deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Como vai ficar

O aumento médio é de 18%, mas segundo informações veiculadas na imprensa, na negociação feita com o Palácio do Planalto, a proposta do GDF prevê uma diferenciação para alguns cargos. Nas corporações militares, por exemplo, os subtenentes terão um reajuste de 32,7%.

Com isso, o valor da Vantagem Pecuniária Especial (VPE) chegará a R$ 8.489,56. Os segundo-tenentes vão receber um incremento salarial de 19,1%.

Nos cargos da Polícia Civil, os ocupantes das classes especiais de delegados, perito criminal e perito médico-legista terão reajuste de 24,01%.

Dessa forma, as três categorias passarão a ter um teto de R$ 30.542,92 no subsídio.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Celina Leão manifesta pesar pela morte do Papa Francisco

Celina Leão lamenta a morte do Papa Francisco: "Um homem de coragem e amor pelos vulneráveis. Seu legado de fé e justiça inspira o mundo. Descanse em paz, Santo Padre."

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar