O ASSUNTO É

Ministério da Saúde diz que ES tem primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano

Publicado em

O primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos do Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde, na noite dessa quarta-feira (17). O caso se refere a um homem de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória (ES) onde foi encontrada uma das três aves com resultado positivo para a doença.

O paciente segue em isolamento e está sendo monitorado por equipes de saúde do município, mas apresenta sintomas gripais leves. Todos seguem o protocolo de vigilância sanitária.

Segundo o Ministério, a pasta acompanha e está dando o suporte necessário ao estado, desde a notificação. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados de outras 32 pessoas que também trabalham no parque.

As amostras desse grupo estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a pesquisa, o resultado será enviado para a Fiocruz.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. O vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é comum.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.