O ASSUNTO É

Câmara trava há 2 anos projeto de abertura do mercado de energia

Publicado em

Mesmo aprovado no Senado em fevereiro de 2021, o projeto de lei que amplia o mercado livre de energia elétrica no país está travado na Câmara há dois anos. O texto foi enviado para a análise em sete comissões: seis temáticas e uma especial.

Desde o início de 2022, o texto recebeu 103 emendas. O fato do relator do projeto ter deixado o cargo em janeiro deste ano sem apresentar um relatório, atrasou a tramitação do documento.

A posição era ocupada na comissão especial pelo deputado e ex-ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho.

A ideia sugere que os consumidores possam comprar energia de qualquer distribuidora, o que baratearia a conta de luz. Isso faria ampliar o acesso ao mercado livre de energia elétrica a todos os usuários, inclusive no setor residencial.

Por outro lado, críticos do projeto alegam que no exterior a pauta já foi substituída pela transição energética, como é o caso do diretor da ONG Instituto Ilumina, Ronaldo Bicalho.

“Ninguém está interessado na liberalização do mercado hoje, um assunto de trinta anos atrás. O Brasil está andando na contramão mundial”, afirmou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar