O ASSUNTO É

Prisões preventivas podem sair para acusados de ataques a PF

Publicado em

Ao menos 30 pessoas, acusadas de ter depredado e invadido o prédio sede da Polícia Federal, na noite da última segunda-feira(12), em Brasília, na tentativa de resgatar um preso, podem ter suas prisões preventivas decretadas pela justiça federal nos próximos dias.

Uma fonte da Polícia Federal confirmou que haverá pedido de prisão preventiva a todos os implicados que tentaram resgatar o indígena, José Acácio Serere Xavante, preso pela PF.

O índio foi preso provisoriamente, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

O pedido de prisão, cumprida pela PF, foi solicitado pelo Procurador-Geral Augusto Aras.

Segundo a Procuradoria Geral da República, Serere vinha incentivando indígenas e não indígenas a cometer crimes contra o presidente eleito e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Há informação ainda que a prisão temporária de 10 dias do índio Serere, deve ser reformada para prisão preventiva, em decorrência da tentativa de invasão a sede da PF. 

Também foi instaurado outro inquérito pela Polícia Civil do Distrito Federal para apurar os atos violentos, praticado pelo grupo que tentou invadir o prédio da PF, além de queimar veículos e depredar o patrimônio público na região central da capital federal. 

De acordo com uma fonte da PCDF, vários baderneiros já foram igualmente identificados. A Polícia Civil também deve solicitar as prisões preventivas dos acusados. 

A prisão preventiva pode ser decretada pelo juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou mediante representação da autoridade policial, até a conclusão do processo criminal.

A estratégia das autoridades policiais é tirar de circulação, por 81 dias, prazo de validade das preventivas, todo o grupo violento como forma de garantir a total normalidade, durante a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 1º de janeiro de 2023.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional

O RenovaDF está com inscrições abertas para o 3º Ciclo 2025. São 2.500 vagas e o início das aulas está previsto para 5 de...

Mais Radar

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.