O ASSUNTO É

O DILEMA: Lira diz que dificilmente Liliane será cassada pela Câmara Legislativa se não for antes condenada pela Justiça

Publicado em

liraGrande parte dos deputados distritais está com os olhos voltados para o julgamento do processo de Liliane Roriz marcado para o próximo dia 19 pela Justiça. Se for condenada judicialmente o julgamento político será pela cassação do mandato da parlamentar.

barra2

letra-odeputado Lira (PHS), um dos cinco integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, disse que a tramitação do pedido de cassação de Liliane Roriz (PTB), por quebra de decoro, seguirá o rito normal como indica o regimento interno da Câmara Legislativa.

No entanto, o deputado avaliou que o resultado final do processo a ser analisado pela Casa vai depender da decisão de condenação ou de absolvição que pode ser anunciado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em julgamento marcado para o próximo dia 19.

Ao Radar, o deputado Lira disse que já se debruçou no pedido de cassação de Liliane Roriz formulado pela ONG Adote um Distrital, cuja denúncia é a mesma formulada na representação do Ministério Publico que ensejou a abertura do processo judicial a ser julgado pelo tribunal na quarta-feira da próxima semana.

Na ação de improbidade contra Liliane Roriz são citados no processo o ex-governador do DF e pai da distrital, Joaquim Roriz, as irmãs Jaqueline e Weslliane (mãe da deputada) e o sobrinho Rodrigo Roriz.

Os envolvidos foram condenados em primeira instância por facilitar dois empréstimos do BRB, no valor total de R$ 6.742.438,84, para empresários da construção civil em troca de 12 apartamentos em Águas Claras. O julgamento do recurso teve início em julho foi suspenso no último dia 17, por falta de quórum.

barrinha“O resultado que será proferido pela justiça no próximo dia 19, se ocorrer o julgamento, com certeza irá influenciar fortemente na decisão da Comissão de Ética da Câmara Legislativa, já que o assunto a ser julgado é o mesmo que tramita na Justiça”, afirmou Lira.

Por causa do recesso de final de ano, o deputado acredita que o processo do julgamento político de Liliane que irá tramitar dentro dos prazos legais estabelecidos pelo regimento, oferecendo o direito de defesa da parlamentar, chegará a uma decisão final só no inicio do próximo ano.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Portaria institui práticas sustentáveis em todas as unidades prisionais do DF

A Política de Responsabilidade Socioambiental foi instituída pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) pela Portaria nº 158. A iniciativa tem como...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar