O ASSUNTO É

Rollemberg tenta tomar vaga de Gilvan Máximo, mas TRE-DF rejeita

Publicado em

O ex-governador derrotado em 2018, e candidato derrotado a deputado federal, em 2022, Rodrigo Rolemberg(PSB), vai continuar na geladeira política até a próxima eleição.

Essa foi a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), ao negar um pedido feito por ele, para garfar, na mão grande, a vaga conquistada por Gilvan Máximo (Republicanos), eleito para uma das oito cadeiras de deputado federal, que tomará posse no dia 1 de fevereiro do próximo ano.

O ex-governador tentou, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, argumentar que a vaga deveria ser dele por conseguir 51.926 votos, o sétimo candidato mais votado, mas que ficou de fora dos eleitos.

Apesar da votação de Rollemberg, o partido do socialista, o PSB, não atingiu a exigência do desempenho partidário, de 80% do quociente eleitoral, como determina a nova regra vigente, simples assim.

O PSB obteve apenas 136.796 dos votos válidos, ou seja, 68,07% do quociente eleitoral, que foi de 200.940.

O colegiado do TRE-DF, seguiu o voto do relator, Mario-Zam Belmiro Rosa, que manteve o resultado da disputa pela Câmara Federal, inalterada.

Mais tranquilo, Gilvan Máximo, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, está pronto para assumir o seu mandato.

Rollemberg terá que esperar por 2026. Para quem tem mandato é bem ali, para quem não tem, é uma eternidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Nicolau critica pressão política e defende autonomia do MP maranhense

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, ex-Procurador-Geral do MP-MA, manifesta apoio firme aos promotores do GAECO que pediram exoneração coletiva, elogiando coragem, decência e compromisso com a Justiça diante da crise e da pressão política no Ministério Público Estadual.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar