O ASSUNTO É

PF faz operação contra servidor da ANTT suspeito de receber propina para beneficiar empresas

Publicado em

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi alvo de uma operação, nesta terça-feira (18), pela Polícia Federal. Um dos investigados é um servidor, suspeito de receber propina para beneficiar empresas.

Até o momento, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, em Brasília e em São Paulo (SP). Ex-funcionários comissionados da ANTT também estão sendo investigados. A corporação apura se eles tiveram acesso indevido a informações privadas do órgão e usaram em próprio benefício.

A investigação conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU). A ação teve início a partir de informações encaminhadas pelo Ministério da Infraestrutura. As buscas realizadas nesta terça têm como objetivo arrecadar provas para dois inquéritos em trâmite.

Em um dos documentos, apura-se sobre o servidor, que ocupava o cargo de superintendente de Transporte de Passageiros da agência. A suspeita é que ele tenha solicitado propina para beneficiar empresas.

Segundo a Polícia, o outro inquérito averigua se ex-comissionados da agência acessaram informações internas da autarquia, de forma indevida. Os acessos teriam sido permitidos por um assessor técnico de transporte internacional da ANTT.

Em nota, a PF informou que “uma das investigadas, mesmo após o término de seu vínculo com a ANTT, continuou acessando, por cerca de um ano, as estruturas físicas e sistemas internos da agência. Foram identificados 17.989 acessos indevidos”.

Se as suspeitas forem comprovadas, os investigados podem responder por corrupção passiva, associação criminosa, violação de sigilo funcional e usurpação de função pública.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.