Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Onda bolsonarista, liderada por Ibaneis, promete esmagar a esquerda no DF

Publicado em

Se no primeiro turno da corrida presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou na liderança do resultado da eleição com 910.397 (51,65%) votos válidos, no Distrito Federal, o compromisso do governador reeleito, Ibaneis Rocha(MDB), é o de tubinar ainda mais, a onda bolsonarista para chegar a 75% dos votos válidos neste segundo turno que encerra no próximo dia 30 de outubro.

Na corrida da primeira fase da campanha, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) teve 649.534, ou seja, apenas 36,85% na capital federal.

O apoio à reeleição de Bolsonaro, foi anunciado no início da semana pelo governador emedebista, ao lado do presidente no Palácio do Planalto, em encontro que contou com a presença das grandes lideranças bolsonaristas que atuam no DF.

Das 19 Zonas Eleitorais (ZE), distribuídas no Distrito Federal, Lula só teve mais voto que Bolsonaro na elitizada Asa Norte, local da 14ª zona eleitoral.

A Asa Norte é um dos setores mais nobres do Distrito Federal, possui alto padrão de vida e conforto aos moradores.

A região é local de moradia de diversos políticos, jornalistas, funcionários do alto escalão, artistas além de vasto público universitário, majoritariamente da Universidade de Brasília(UnB) que fica na localidade.

A renda domiciliar da área chega a R$ 22 mil, segundo levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

É lá que a esquerda mora. No primeiro turno da campanha eleitoral, a 14ª Zona deu a Lula 44,14% e para Jair Bolsonaro 42,55%.

Ibaneis também tirou na mesma zona, bem menos que o candidato derrotado Leandro Grass, apoiado por Lula.

Ibaneis saiu de lá com 35,13% dos votos validos e o candidato lulista, ao Buriti, colheu 40,03%.

A estratégia da “onda verde e amarela” bolsonarista no DF é aumentar o volume da campanha por todas as cidades, no mesmo formato como aconteceu com a “onda azul” de Ibaneis Rocha.

A Asa Norte está no radar da campanha bolsonarista para reverter o jogo.

A tática é conquistar os mais de 14% dos eleitores da região que deixaram de votar no primeiro turno.

De forma mais ampliada, para todo o DF, o núcleo de campanha bolsonarista também vai focar em cima dos 17,54% dos 2.203,054 de eleitores que não foram às urnas por diferentes motivos.

As forças bolsonaristas, que nesta fase da campanha, inclui o governador Ibaneis Rocha, vão usar todos os meios ao seu alcance para vencer a eleição em todo o país.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Poder: políticos condenados como Arruda tentam voltar a cena do crime

Políticos condenados por corrupção e considerados “ficha suja”, como o ex-governador do DF José Roberto Arruda, podem ser beneficiados com a mutilação da Lei da Ficha Limpa, símbolo histórico do combate à corrupção.

Cappelli é vetado em reunião sobre o Novo PAC na Câmara Legislativa do DF

Ignorado pelo PT na CLDF, Ricardo Cappelli (PSB) ficou sem voz na reunião do Novo PAC com Rui Costa, revelando a rejeição petista e a disputa interna da esquerda no DF.

Bia Kicis pode cavar derrota ao Senado caso apoie apenas sua “panelinha”

Ao focar só em sua “panelinha”, Bia Kicis despreza deputados do PL e ameaça seu próprio projeto eleitoral. O que parece ser uma estratégia pode virar seu maior erro político.

Ibaneis garante PL na chapa de Celina em 2026 e apoio aos Bombeiros

Governador Ibaneis garante vaga do PL na chapa de 2026 e anuncia redução de interstício para bombeiros, além de 40 a 50 escolas cívico-militares no DF. Evento com 3 mil bombeiros foi organizado elo deputado distrital Roosevelt (PL).

Xandão chama PT de “corrupto e ladrão” em vídeo que volta à tona

Alexandre de Moraes, em palestra, chama governo do PT de "corrupto" e "ladrão", critica desvios bilionários e porto em Cuba. Fala viraliza, questionando coerência do ministro do STF. A internet não perdoa!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político