O ASSUNTO É

Médicos removem gaze que ficou mais de 20 anos em corpo de paciente

Publicado em

A revista científica Cureus Medical publicou em julho deste ano um caso sério de falha médica. O relato descreve que médicos retiraram um pedaço de curativo que estava há mais de 20 anos no intestino de uma mulher de 65 anos.

De acordo com o texto, a paciente chegou ao pronto-socorro com dores abdominais, febre e inchaço no membro inferior direito. A mulher vinha apresentando sintomas de anorexia há um mês e no período, perdeu cerca de 8 quilos.

Ela foi diagnosticada com anemia e início de processo inflamatório na região do abdômen, em exames realizados durante um atendimento emergencial.

Uma gaze alojada na cavidade abdominal foi encontrada em uma ultrassonografia. Os responsáveis pelo caso acreditam que o corpo foi esquecido durante uma cirurgia feita em 1999.

Os exames realizados ao longo dos últimos 20 anos foram revisados pelos médicos para tentar entender o caso. O objeto foi identificado quando começou a aparecer nas imagens.

Na publicação, os especialistas explicam que a presença de uma massa localizada no quadrante superior esquerdo do abdômen já tinha sido mencionada nos laudos.

“Porém, a paciente desconhecia essa informação porque os exames nunca tinham sido abertos ou analisados ​​por nenhum médico”.

A Incidência de material cirúrgico esquecido na cavidade abdominal é baixa, na ordem de uma em cada mil a 1,5 mil intervenções, de acordo com o artigo.

Esse caso é diferente porque a paciente permaneceu assintomática por mais de 20 anos. Os especialistas consideram isso, mesmo com a presença de um objeto estranho relativamente grande.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.