O ASSUNTO É

Voto facultativo, em que o eleitor não é obrigado votar, pode ser decisivo

Publicado em

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um em cada sete eleitores brasileiros não é obrigado a comparecer às urnas em 2022.

O percentual de voto facultativo, que vinha caindo nas últimas eleições, voltou a subir e pode ser decisivo para a escolha do próximo presidente, segundo especialista.

A Constituição diz que o voto é opcional para analfabetos, eleitores com 16 ou 17 anos e aqueles que têm 70 anos ou mais.

O total de eleitores registrados nas eleições de 2022, que não são obrigados a votar é de 20,9 milhões, o que representa 13,4% do eleitorado total.

Há 4 anos foram 17,8 milhões com voto opcional, o equivalente a 12,1% do total. O percentual deste ano é o maior registrado em eleições nacionais desde 2002, quando foi de 13,5%.

O voto facultativo voltou a subir após vinte anos, revertendo uma tendência de queda nas últimas disputas presidenciais.

Por falta de informações precisas na base de dados sobre o grau de escolaridade dos eleitores, não é possível fazer uma análise anterior a 2002.

Mesmo com a taxa de eleitores analfabetos diminuindo, ela é compensada pelo maior número de idosos e pelo aumento recorde de jovens que buscaram tirar o título.

A cientista política Maria do Socorro Braga, acredita que o voto facultativo pode ter peso decisivo neste ano, por se tratar de uma disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para a professora da UFSCar “é um contexto muito singular de polarização, talvez inédito, e isso mobiliza seja os eleitores mais jovens quanto os mais idosos. As pessoas estão dando mais valor ao ato de votar, sentindo o quanto esse ato pode mudar a direção do país”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Uma nova versão do portal ComunicaBR foi lançada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A plataforma disponibiliza acesso a informações sobre...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar