Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Chico Vigilante: O que faz um deputado ser tão benquisto pelo povo?

Publicado em

O maranhense de Vitorino Freire, Francisco Domingos dos Santos, 57 anos, o deputado Chico Vigilante, hoje registrado em cartório, como “Chico Vigilante Lula da Silva”, continua sendo o distrital mais atuante, segundo a opinião de grande parte da população do DF.

Conforme dados de todas as pesquisas, realizadas em 2021, sobre a atuação dos deputados distritais do DF, o nome de Vigilante está no consciente popular da maioria do povo em todas as 33 regiões administrativas do Distrito Federal.

LEIA MAIS

Mega da Virada encerra nesta sexta; prêmio é de R$ 350 milhões

Seja no âmbito do Executivo, seja entre seus pares, e até mesmo no seu próprio partido, Vigilante discorda coerentemente e firme, como discordou, por exemplo, do processo fraudulento da eleição do comando do PT regional, em 2005.

Com o resultado invalidado, foi reconduzido ao cargo como presidente do PT DF.

Durante o governo petista, tocado pelo então governador Agnelo Queiroz (PT), ele foi crítico, algumas vezes, mesmo sendo o líder do governo.

Contrapôs às funestas ações do governo Cristovam Buarque (PDT) e detonou, durante quatro anos, o desgoverno pilotado por Rodrigo Rollemberg(PSB).

Chico Vigilante sabe o que é bom para o DF ou o que é ruim para o povo.

De 2019 a 2021, votou a favor da maioria dos projetos de interesse do governo Ibaneis (MDB), que chegou a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Se posicionou contrário, com veemência, em alguns deles, a exemplo do crédito suplementar para custear a manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo.

Na visão do parlamentar, o Estado paga caro para sustentar um pesado sistema que não presta um bom serviço à população.

Tornou-se um político admirável e respeitado por todos os gestores que passam ou já passaram pelo Buriti.

Com toda essa bagagem de vida pública, Chico Vigiante Lula da Silva, certamente, continuará como porta-voz do povo no parlamento distrital.

Pelo menos é o que apontam as pesquisas de intenção de voto.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas que fazem grande volume...

Mais Radar

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político