Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Deputado “Pedrosinha” perde o PTC; deputada Jaqueline ganha

Publicado em

Acordo firmado na tarde de ontem (12), entre o presidente nacional do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Daniel Tourinho, com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a deputada distrital Jaqueline Silva, causou surpresa na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O destino da “Verdadeira”

A notícia exclusiva, publicada por RadarDF, revelou o novo destino partidário da distrital Jaqueline Silva, que vai deixar o PTB para  ingressar no PTC, que mudou de nome: agora é AGIR.

A parlamentar chega ao novo partido com poder de mando que antes era do deputado “Pedrosinha”.

Surpresa no parlamento

A surpresa entre os colegas de parlamento, é que apesar de  ter sido desfilado do PTC, por conta própria, desde o mês passado,  Pedrosinha, não fez nenhuma comunicação neste sentido  à mesa diretora da Casa, ou  compartilhou com alguém sobre a sua desfiliação. Ou seja: saiu do PTC, mas estava falando pelo partido.

Tentando desmentir os fatos

Em nota assinada e enviada ao RadarDF, por Omar Nascimento, Presidente do PTC DF, e Tesoureiro nacional do PTC, diz desconhecer qualquer acordo ou composição eventualmente firmados com a atual deputada distrital Jaqueline Silva (PTB-DF), ao contrário do que foi publicado nesta quinta-feira (12) pelo RadarDF.

“O AGIR, por meio de seu Diretório Regional permanece independente em relação ao atual governo do DF e totalmente aberto aos pré-candidatos às eleições de 2022 e para a discussão de possíveis coligações com partidos que sigam a mesma orientação ideológica”, diz a nota.

O que diz o PTC nacional

Já o comunicado  feito por Daniel Tourinho,  presidente nacional do PTC, publicado  no site oficial do partido no dia 23 de julho de 2021,  confirma a saída do deputado distrital, Eduardo Pedrosa, de seus quadros, por decisão do próprio parlamentar.

“O Partido está formalizando seu apoio ao Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que tem demonstrado o desejo de ter o PTC compondo a base do governo. Nos próximos dias o PTC do Distrito Federal passará por uma reconfiguração com objetivo de alçar voos mais altos na Capital Federal“, comunica o presidente Daniel Tourinho.

Soltando foguete

Alguns deputados da Câmara Legislativa soltaram foguete com a aprovação pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (11), do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, que prevê mudanças nas regras eleitorais.

O motivo de tanto festa foi o acordo que tirou do texto da  reforma,  o uso do “Distritão” puro nas eleições de 2022.

Se passasse o Distritão, deputados distritais que se elegeram em 2018, com votação pífia  entre cinco mil a dez mil votos, não conseguiriam se reelegerem em 2021, simples assim.

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Vinte mil vagas serão abertas para 53ª edição da Corrida de Reis

Dentre as novidades da 53ª edição da Corrida de Reis, em 2026 terá 20 mil...

Mais Radar

Plano dos Belmonte pode repetir erro de 2014 com Arruda inelegível

Felipe Belmonte aposta em manobra para empurrar Paula ao Buriti em 2026, torcendo pelo veto a Arruda. Estratégia repete erros do passado e ignora que votos não se herdam. Arruda puxa só para si e não entrega espólio político.

Do “ capitão capiroto” ao “sapo barbudo”: o disco arranhado de Chico Vigilante

Chico ergue novamente a bandeira contra um suposto “cartel da gasolina” no DF, agora com aumento de R$0,10 no ICMS aprovado pelo Confaz de Fernando Haddad. Antes culpava o “Capiroto” Bolsonaro; hoje o “Sapo Barbudo” escapa ileso do discurso do distrital.

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

Do Senado ao fogo do inferno: CPMI do INSS assombra Weverton Rocha

Sob a mira da CPMI do INSS, o vice-líder do governo no Senado, Weverton Rocha (MA), enfrenta o pior momento político da carreira. Investigação da PF, queda nas pesquisas e a revolta de aposentados roubados transformam a reeleição em um caminho de incertezas.

O preso e o protegido: o jogo do sistema que molda a eleição de 2026

A agonia de Bolsonaro no cárcere, somada aos aplausos de Lula, pode gerar comoção nacional. Num Brasil movido pela emoção, a dor mobiliza votos e pode virar o jogo contra o presidente petista em 2026, apesar das pesquisas indicarem o contrário hoje.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político