O ASSUNTO É

Brasília pode receber mais doses de vacinas para atender população do Entorno

Publicado em

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, e o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Gilberto Occhi, visitaram o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O objetivo do encontro, ocorrido nesta terça-feira (30), foi pedir mais doses da vacina contra a covid-19 para atender as populações vizinhas ao DF.

Eles explicaram ao ministro que, por causa da localização, a capital do país vem recebendo moradores de municípios vizinhos da região do Entorno, especialmente de Goiás, que lotam a rede de saúde distrital em busca de imunização contra o coronavírus.

Essa procura não programada tem prejudicado o atendimento à população local, tanto que a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de exigir comprovante de residência para garantir que nos postos da rede só sejam vacinados os moradores das regiões administrativas do DF.

Caso o Ministério da Saúde (MS) amplie o número de doses, o DF poderá atender também parte dos moradores do Entorno, segundo a SES.

Okumoto e Occhi também reivindicaram que o MS aumente a quantidade de medicamentos destinados à Brasília para tratamento de pacientes com covid-19.

Foram solicitados, ainda, equipamentos hospitalares, como acelerador linear para tratamento oncológico, aparelhos para hemodiálise e monitores multiparamétricos.

O aparato tecnológico atenderá diversas áreas, entre elas a Oncologia, a Nefrologia e a Terapia Intensiva (UTI), tanto em unidades da SES quanto do Iges.

Forte parceria
Queiroga sinalizou que o Ministério da Saúde está sensível às reivindicações e aberto para trabalhar em parceria para melhorar a saúde pública do Distrito Federal.

“Vamos aprofundar as discussões, sobretudo, para aprimorar a assistência no DF”, afirmou.

“Eu estive ontem no Hospital de Base. Cheguei lá de surpresa e fui muito bem recebido. Encontrei a equipe trabalhando para beneficiar toda a sociedade de Brasília”, também declarou o ministro. “Teremos aqui uma parceria muito forte.”

Osnei Okumoto agradeceu a receptividade de Queiroga.

“É de fundamental importância que o DF e o governo federal estejam alinhados para fortalecer o sistema de saúde, principalmente diante da pandemia”, ressaltou o secretário.

“Neste momento, precisamos concentrar todos os esforços em busca da melhor assistência à população do DF”, complementou Occhi, ao lado do diretor de Atenção à Saúde do Iges, Jair Tabchoury Filho, e de outras autoridades da SES.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Republicanos DF se reúne dia 16 para filiar Gustavo Rocha e Fernando Fernandes. Negociação de Ibaneis Rocha com Marcos Pereira visa Gustavo como vice de Celina Leão em 2026. Partido ganha força com nova secretaria para Gilvan Máximo.

Mais Radar

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.