O ASSUNTO É

ENFIM, MAIS UM ANO QUE PASSA NA “AVENIDA”

Publicado em

chicoPor: Francisco Lima Jr.

Se valer o que dizem no carnaval, dos carnavalescos e de todos demais que trabalham no evento, de que assim que uma escola chega ao fim da avenida, e do desfile, eles já começam a planejar o desfile do ano seguinte, a classe política toda já está de olho em 2018, sem esquecer, claro, “as escalas” em 16 e 17.

                                                       

LETRA Assim como na vida, na política e no carnaval nem sempre as coisas saem conforme planejado e desejado. A vitória do governador Rollemberg pode ser uma prova disso. Mas venceu e levou, e quem quiser mudar o curso do “desfile” ou dele fazer parte terá que esperar 2018 chegar, trabalhando com determinação para atingir o seu objetivo.

Estruturas de poder e a convivência nelas não são algo do tipo fácil no “dia a dia”. Além da imensa corte de invejosos pelos corredores, ainda existem centenas de “Chalaças”, que para alcançar os seus objetivos não poupam nem mesmo o “Alcaide” de suas futricas e comentários maledicentes. Além desses, existe, mesmo com alegada estatura intelectual, quem prefira se portar como um capataz a servir fiel e cegamente o seu senhor, e dispare “chicotadas” verbais e digitais contra os que ele imagina “inimigos ou ameaças à casa grande”, em sua concepção tão sem sentido que talvez nem Freud explique. Coisas de frustrações pessoais ou algo do tipo. Caso para estudo.

Ainda é comum, a cada diz menos e ainda bem, pois isso não ajuda em nada, ouvirmos a outra metade desse governo, o PSD de Rogério Rosso e do vice de Renato Santana, desmentirem cizânias nas esferas do poder, apesar de todo, e não é nada pequeno, “rosário” de problemas e dos muitos exemplos de apoio e parceria que esta metade do governo demonstra na prática diariamente.

Mesmo em um ano para lá de complicado, sob todos os aspectos e a todos os governos a começar pelo federal, como bem sabemos, nessa longa avenida com muitas curvas e atalhos que levam a 2018, existem, também, os aliados de primeira hora que, igualmente na primeira hora, decidiram abandonar a “escola às margens da avenida e ainda no início do desfile”.

Os senadores Cristovam Buarque e Reguffe, ambos do PDT, por exemplo. Aos 45 minutos do segundo tempo, impuseram uma aliança majoritária ao PSB, ajudando eleger Rollemberg, mas decretando a derrota de todos os candidatos a deputado pelo partido do governador. Sem alternativa, Rollemberg teve que enfrentar a fúria do seu PSB e “engolir o apoio”.

Depois da eleição, enquanto o professor prefere continuar falando, e apenas falando, em um modelo de educação que nunca soubemos como funciona na prática, pois a este nunca fomos apresentados, o outro, mais conhecido como o “teórico de contenção de gastos ou economista de palitos”, insiste no conforto de apenas apontar o dedo para o que considera errado no governo que ajudou a eleger, sem apresentar uma solução sequer.

Aliás, nesse quesito os dois são sempre muito bem afinados: reclamar, se queixar e apontar erros sem indicar alternativas.

Mantendo a linha de raciocínio carnavalesca, não imaginam vocês a minha curiosidade para ver com que enredo e alegorias esses e alguns outros se preparam para o desfile de 2018. Esperam, sinceramente, o reconhecimento do eleitor confirmado nas urnas com comportamentos desse tipo? Até quando acham que o eleitor aguentará esse samba de uma nota só? Quero ver de camarote! Que venham 16, 17….e 18.

* Francisco Lima Jr.(48), Jornalista, Cientista Político pela UnB, Professor de Jornalismo nas Faculdades Icesp/DF, titular do www.blogdoprofessorchico.com.br, blogueiro colaborador na Agência Política Real, Colaborador no Programa Diário Brasil, na TV Gênesis e Presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP). fpaulalj@gmail.com

Publicado por Radar/ Fonte: Blog do Professor Chico

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vai de Graça registra mais de 2,4 milhões de acessos nos ônibus e metrô durante o Carnaval

Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público coletivo do DF registrou grande movimentação de passageiros, pelo programa Vai de Graça por quatro...

Mais Radar

Cabo é encontrada carbonizada e soldado admite crime no Exército

A morte da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos,...

PF deflagra operação contra Moriá; parlamentares do DF estão na mira

Operação Korban da PF investiga desvio de dinheiro público em emendas parlamentares do DF para a Associação Moriá. Projetos gamers e suspeitas de fraude estão sob apuração.

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.