O ASSUNTO É

Até o final de agosto, o DF pode começar respirar melhor com uma leve queda nos casos da covid, acredita Ibaneis

Publicado em

Em uma projeção feita nesta manhã de segunda-feira (10), o governador Ibaneis Rocha afirmou  acreditar que a pandemia do novo coronavírus deve sofrer uma queda  no número de pessoas infectadas pela doença no Distrito Federal.  A projeção do governador foi feita durante uma entrevista a rádio CBN.

O governador, que se antecipou frente a muitos estados brasileiros, estabelecendo agilmente as políticas de distanciamento social e assistência social, além de realizar adaptações na saúde para suportar a crise que estava por vir, iniciou a semana otimista diante de dados técnicos que apontam uma diminuição da agressividade da covid 19 no DF.

“A projeção que os nossos técnicos dão é de que nós vamos ter, nos próximos 15 dias, uma leve diminuída, para depois começarmos a reduzir no final do mês de agosto”, afirmou Ibaneis, em entrevista à rádio CBN.

Um das medidas decisivas, segundo a projeção do governador,  para ter maior controle dos números do coronavírus, é a testagem em massa na capital. “Quero pegar dois ciclos de 14 dias para saber quando é que a gente chega lá [na queda de casos]”, afirmou.

Desde o início deste mês as unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal dispõem 300 mil testes para detectar a Covid-19: o RT-PCR (swab nasal), considerado pelos especialistas a técnica padrão ouro no diagnóstico da doença, e o sorológico, que detecta anticorpos IgM em plasma ou soro.

Os  testes são feitos em pessoas que apresentam sintomas da Covid-19. No teste swab é utilizado um cotonete para colher amostra da mucosa do fundo do nariz.

Já o sorológico, diferente do teste rápido em que se colhe uma gota de sangue, é feito a partir da coleta de sangue venoso em um frasco para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório.

De acordo com o governador, os  postos de drive-thru que foram implantados no início da pandemia e desativados no fim de junho, deverão voltar a funcionar. Uma empresa foi contratada para  retomar o serviço.

“A contratação já foi feita incluindo os postos e as pessoas que irão fazer a coleta, declarou Ibaneis.”

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

A partir de agora, o novo Cartão Nacional de Saúde (CNS)...

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.