O cantor e ex-vereador Cláudio Castro, o vice de Wilson Witzel (PSC), pode se tornar governador do Rio de Janeiro caso o impcheament do mandatário avance.
É fácil achar vídeos – que até hoje são postados em seu canal no YouTube – nos quais o vice exibe a cantoria. Num dos clipes mais recentes, ajoelha-se diante do Cristo Redentor.
Na política, antes de compor a chapa do ex-juiz azarão, Castro era vereador de primeiro mandato no Rio e tinha trabalhado como chefe de gabinete na Assembleia Legislativa (Alerj), que abriu, na quarta-feira, o processo de impeachment de Witzel.
As suspeitas contra Witzel
O governador do Rio de Janeiro é acusado de corrupção em contratos relacionados ao setor de saúde do estado. As investigações começaram sob comando da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual, a partir de suspeitas de desvios ligados ao Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde do Rio para a construção de hospitais.
Os desvios teriam ocorrido em contratos com organizações sociais de saúde.
A Polícia Federal assumiu as investigações, que culminaram no dia 26 de maio, com a Operação Placebo. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em 12 endereços, incluindo o Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro.
Os agentes também foram ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado.