O ASSUNTO É

A CAMINHO DO CONFRONTO| Força Nacional é convocada para evitar desordem no domingo (7) em Brasília

Publicado em

Homens da Força Nacional de Segurança Pública devem ser convocados para conter qualquer tipo de distúrbio da ordem pública nos protestos que estão sendo convocados para o próximo  domingo (0 7/05) na Esplanada dos Ministérios. No entanto, o secretário de Segurança do DF Anderson Torres, disse que não é necessário o emprego da Força Nacional. “A PMDF está preparada”, diz a pasta.

A discussão sobre eventos contra o governo marcado para o próximo domingo esteve em pauta  nesta sexta-feira no  Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e na Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela segurança da capital federal.

LEIA MAIS

NOVAS REGRAS| Governo do DF pode restringir entrada no aeroporto e rodovias da capital federal

Pode acontecer com Brasília o mesmo que aconteceu em São Paulo com os protestos promovidos pelos ‘antifas’ (antifascistas), novo nome dos black blocs, em atos de vandalismos como depredações de lojas da Avenida Paulista e do patrimônio público no último final de semana.

No Rio de Janeiro houve confronto entre antifas e bolsonaristas.

Durante a crise que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), os black blocs invadiram lojas na W-3 Sul, depredaram o patrimônio público e tocaram fogo em um Ministério.

LEIA AINDA

Vacina contra coronavírus será testada em dois mil brasileiros ainda este mês

Desde o inicio da semana, apoiadores de Bolsonaro passaram também a convocar atos a favor do governo e contra os “antifas”, apesar do presidente pedir que todos fiquem em casa para evitar o pior.

Os bolsonaristas se concentrarão nas proximidades da Torre de TV. Os manifestantes contrários ao governo ficarão na Esplanada dos Ministérios.

As autoridades de segurança do DF temem que a Esplanada dos Ministérios se transforme em um campo de guerra.

“É aí que entra a Força Nacional para agir e estabelecer a ordem pública”, disse um oficial ligado ao  GSI da Presidência da República.

No entanto, o secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres descarta a necessidade de empregar a Força Nacional para segurar a ordem pública nos protestos marcados para o próximo domingo. Segundo a pasta, a PMDF é preparada para conter qualquer tipo de distúrbio.

Mesmo internado em um hospital onde se recupera de uma cirurgia, o  governador do DF Ibaneis Rocha conversou no final desta tarde com Torres para pedir informações sobre o cenário e as medidas que serão adotadas. Anderson torce por um protesto pacífico e sem violência.

 

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Republicanos DF se reúne dia 16 para filiar Gustavo Rocha e Fernando Fernandes. Negociação de Ibaneis Rocha com Marcos Pereira visa Gustavo como vice de Celina Leão em 2026. Partido ganha força com nova secretaria para Gilvan Máximo.

Mais Radar

Desfile de 7 de Setembro tem segurança reforçada em Brasília

Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada com PM, GSI e Forças Armadas. T Trânsito interditado e regras rígidas para itens no evento.

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

O governo federal divulgou um decreto que regulamenta a TV 3.0,...

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.