O ASSUNTO É

Por ter chamado advogada de “vagabunda”, “sacana” e “desonesta” desembargador vira réu

Publicado em

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu nesta segunda-feira (23) ação penal contra o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Tutmés Airan de Albuquerque, por crime contra a honra. Em mensagens enviadas a jornalistas por WhatsApp, o desembargador chamou uma advogada de “vagabunda”, “sacana” e desonesta. A decisão, tomada por seis votos a três, transforma Albuquerque em réu.

 

A declaração do presidente do TJ foi publicada em reportagens impressas e em sites de notícias. Os áudios com a fala de Albuquerque viralizaram em Alagoas. A partir desse episódio, a advogada Adriana Mangabeira entrou com uma queixa-crime contra o desembargador. O Ministério Público Federal concordou com a advogada e opinou pela abertura da ação penal.

A desavença começou quando a advogada entrou com um processo na Justiça pedindo o recebimento de honorários por um processo no qual atuou. Ela apontou suspeitas de corrupção por parte do desembargador e chegou a representar contra ele perante o Conselho Nacional de Justiça ( CNJ ). A declaração de Albuquerque foi dada em resposta aos questionamentos de jornalistas sobre as suspeitas.

Apesar de responder a ação penal, o desembargador não foi afastado do cargo. Para a maioria dos ministros da Corte Especial do STJ, crimes contra a honra não ensejam essa providência.

 

A defesa do desembargador alegou que ele deu as declarações em um momento de indignação, em defesa de si mesmo e do tribunal onde atua. Portanto, não seria um caso de crime contra a honra.

A ministra Nancy Andrighi foi uma das que discordou da defesa. “As palavras ditas são de uma gravidade imensa”, afirmou no julgamento sobre o que disse o presidente do TJ local.

 

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mostra de tecnologia Brasília Mais TI agita semana na capital

Até esta quinta-feira (21), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sedia o mais completo evento de tecnologia do Centro-Oeste. O Brasília Mais TI é...

Mais Radar

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

A divulgação de dados fracos no mercado de trabalho nos Estados...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.896 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.