O ASSUNTO É

“Por enquanto, o GDF não corre risco de parcelar salários de servidores”, diz secretário

Publicado em

Por haver lastro seguro na despesa de pessoal, o Governo do Distrito Federal não corre risco de parcelar salários de servidores. A informação foi prestada pelo secretário-adjunto de Orçamento, José Agmar de Souza, durante uma audiência pública, ocorrida nesta quarta-feira (5), na Câmara Legislativa. O evento contou ainda com a presença da secretária-adjunta de Planejamento, Adriane Lorentino, além de parlamentares ligados a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças

Postado por RADAR-DF

A presença de membros do governo ligados à área econômica nesta quarta-feira serviu para realinhar o entendimento em torno do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020.

O presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, Agaciel Maia (PL), avaliou que o GDF está sendo “criterioso” com as despesas de pessoal, pois comprometeu 42,34% com essa rubrica, percentual abaixo dos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ele lembrou que CEOF aprovou ontem (4) o parecer preliminar ao projeto (PL nº 430/2019) e destacou ter encaminhado pedidos de informações complementares ao governo. Ele adverte que aguarda as respostas para elaborar o parecer final à matéria, a qual deverá ser votada no final deste mês.

Sem contar com os recursos federais, a previsão para o Orçamento de 2020 é de cerca de R$ 25 bilhões.

Para incrementar as receitas, Agaciel Maia indagou sobre a possibilidade de arrecadação de impostos no valor estimado de cerca de R$ 2 bilhões oriundos da regularização de imóveis e escrituras dos chamados contratos de gaveta, entre outras regularizações.

Adriane Lorentino, secretária-adjunta de Planejamento, disse que há ações planejadas para levantar recursos com impostos, como o ITBI.

Ela também respondeu afirmativamente à indagação de Maia sobre a capacidade de endividamento e os esforços do governo para buscar investimentos em bancos e organismos internacionais.

Segundo Lorentino, foram feitos “contatos para captação de recursos” tanto em âmbito nacional, junto à Caixa Econômica e ao Banco do Brasil, quanto internacional, junto a instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

*Com informações da CLDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível reduzir o preço do combustível nas bombas. A medida poderá ser implementada nas...

Mais Radar

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

Últimas do Radar