O ASSUNTO É

José Humberto ou Kaline Gonzaga? Ibaneis decidirá quem vai ocupar a Casa Civil

Publicado em

Dois nomes surgiram em poucas horas após a saída de Eumar Novacki da Casa Civil do governo Ibaneis Rocha, ocorrida nesta segunda-feira (13/05). No páreo estão José Humberto, que é secretário do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental, e a advogada Kaline Gonzaga, atual chefe de gabinete do governador

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Nesta segunda-feira Eumar Novacki, ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura do governo Temer e atual Chefe da Casa Civil  do governo Ibaneis Rocha, pediu para sair.

Sem o poder da caneta, Novacki , já vinha sinalizando a sua retirada do governo em decorrência do esvaziamento de poderes de sua pasta.

A tarefa de publicar no Diário Oficial do DF as principais medidas do Executivo local, por exemplo, já não era mais de sua competência.

A demanda passou ser feita diretamente pela chefe de gabinete do governador Kaline Gonzaga.

Rumores nos bastidores do Buriti dão conta que a divergência entre os dois era grande.

Apesar do governador Ibaneis Rocha sustentar que não tem pressa para nomear um novo secretário da mais importante pasta e considerada o coração do governo, no entanto não é apenas o nome de José Humberto Pires que é dado como certo para ocupar a vaga.

No páreo aparece também a chefe de gabinete Kaline Gonzaga que já vem  fazendo um estágio como secretária da Casa Civil.

Zé Humberto, é mais conhecido pela classe política tradicional do DF. Um trator para trabalhar e já foi chefe da Casa Civil no governo Arruda.

No período da transição o empresário foi cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do novo governo. Mas ele não topou o convite de Ibaneis.

Na época alegou “compromissos institucionais e profissionais” que impediam de assumir um cargo na administração pública.

Em seguida ele foi nomeado por Ibaneis para ser secretário do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental, onde se encontra atualmente.

Já a chefe de gabinete Kaline Gonzaga é muito próxima a Ibaneis Rocha desde a época em que ele foi o presidente da OAB-DF.

A articulada advogada foi chefe de gabinete da presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também integrou o Comitê de Administração e foi membro da Comissão Especial de Direito Administrativo;  da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais; coordenadora do Órgão Especial do Conselho Pleno/Gerência de Órgãos Colegiados e coordenadora da Terceira Câmara/Gerência de Órgãos Colegiados da instituição. Uma baita profissional.

Kaline possui um invejável currículo no mundo jurídico, porém ainda pouco conhecida pelo pedregoso mundo político.

O jogo tá jogado. Cabe ao governador escolher quem vai para a Casa Civil: José Humberto ou Kaline Gonzaga?

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lula, a anistia e o casuísmo: apoio em 1988, crítica hoje

Por Everardo Gueiros: Lula, que em 1988 votou pela anistia a terroristas, guerrilheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, agora se opõe à anistia aos manifestantes do 8 de janeiro — um contraste que expõe a mudança de discurso conforme a conveniência política.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar