O ASSUNTO É

A paz volta a reinar: MDB-DF se fortalece para continuar no poder em 2022

Publicado em

No meio da fumaça branca, soltada pelo cachimbo da paz fumado por Ibaneis Rocha e Tadeu Filippelli, o MDB local anuncia que deseja renovar o seu poder político em 2022 com um quadro novo capitaneado pelo jovem presidente da Câmara Rafael Prudente e pela Secretária da Mulher Ericka Filippelli

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O presidente nacional do MDB, o ex-senador Romero Jucá, estava certo quando disse: “política se faz  com conversa e  entendimento”. Foi Jucá que entrou em cena na quinta-feira  passada (25) para apagar o incêndio dentro do diretório regional do partido no Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha e o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB), apresentaram requerimento a Romero Jucá pedindo a suspensão da eleição interna do partido, marcada para o dia 6 de maio, além da dissolução do diretório.

Os dois chefes de Poderes local (Buriti/CLDF) se declararam contra a permanência do ex-vice-governador Tadeu Filippelli na presidência da legenda no DF.

“Vou procurar uma solução de entendimento. O MDB está responsável por dois dos três Poderes do DF. É fundamental que os comandos do GDF e do Legislativo estejam retratados na Executiva, na direção do partido”, disse Jucá logo que soube da crise.

Na segunda-feira (29), os dois, Ibaneis e Filippelli, voltaram a fumar o cachimbo da paz. O governador foi a casa de Tadeu Filippelli onde tomaram café juntos e o acordo saiu.

O comando do partido será passado ao deputado distrital Rafael Prudente. A vice-presidência do MDB vai para Ericka Filippelli, secretária da Mulher do governo Ibaneis e nora de Filippelli.

A visão futurista de Ibaneis está focada em 2022. Ele trabalha desde já por um nome que possa sucedê-lo no palácio do Buriti diante de sua disposição de fazer vôos mais alto na política nacional.

O atual presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, 35 anos, pode ser o nome que voará sobre as asas de Ibaneis como o próximo candidato a governador do DF. Ericka, nora de Filippelli, pode ser a vice da futura chapa.

O retrato da continuidade do MDB no poder político do DF foi tirado na véspera do Dia do Trabalhador, durante o lançamento do Programa de Incentivo Fiscal à Industrialização e Desenvolvimento Sustentável do DF, o “Emprega-DF”

O programa vai garantir benefícios fiscais a empresas, para evitar a fuga de empreendimentos a estados vizinhos.

Entre os convidados do governador Ibaneis estavam: Tadeu Filippelli, Ericka Filippelli e Rafael prudente.

É como diz Romero Jucá, a velha e felpuda raposa do MDB: “Política se faz com conversa e  entendimento”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lula, a anistia e o casuísmo: apoio em 1988, crítica hoje

Por Everardo Gueiros: Lula, que em 1988 votou pela anistia a terroristas, guerrilheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, agora se opõe à anistia aos manifestantes do 8 de janeiro — um contraste que expõe a mudança de discurso conforme a conveniência política.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar