O ASSUNTO É

Em meio a traições, “Cristo” ressuscita e pode ser presidente da Câmara Legislativa

Publicado em

O deputado distrital reeleito Cláudio Abrantes (PDT), o “Cristo de Planaltina”, dispara e empata com  Rafael Prudente (MDB) e pode  se tornar o próximo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O ressuscitamento da candidatura de Abrantes foi alimentado por traições, punhaladas nas costas, dedo no olho e puxadas de tapetes

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Até antes do natal, o cenário da disputa política tinha como  candidato mais forte, para presidência da Câmara Legislativa, o deputado Rafael Prudente do MDB,  mesmo partido do governador eleito Ibaneis Rocha.

O processo que iniciou com cinco nomes, concorrendo ao mais alto cargo do legislativo local, diminuiu para três: Rafael Prudente, Rodrigo Delmasso e Cláudio Abrantes.

O quadro diminuiu ainda mais após uma conversa pessoal do governador eleito com o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, partido do deputado Rodrigo Delmasso, que saiu da disputa para deixar o caminho livre para Prudente.

Pelas contas do próprio Rafael Prudente, até a véspera do natal, ele acreditava ter 17 votos entre eles o de Jaqueline Silva (PTB), Roosevelt Vilela e de José Gomes. Os dois últimos são do PSB, partido do governador derrotado Rodrigo Rollemberg.

No entanto, a hegemonia de Rafael Prudente começou a perder força no pós-natal. Antes tida como crucificada e enterrada, a candidatura de Cláudio Abrantes, o Cristo de Planaltina, ressurge dos mortos com fortes indícios de que pode vencer a eleição da mesa diretora que ocorre daqui a cinco dias.

Dos 24 votos, Abrantes tinha apenas sete votos com o dele. O bolo cresceu nas últimas 24 horas. Os distritais Jaqueline Silva, Delegado Fernandes e Roosevelt Vilela teriam pulado do barco do emedebista e passado para o lado do Cristo.

A decisão de Jaqueline de mudar de lado ocorreu logo após entrar no confessionário de Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (27). Ela foi beatificada com Santa Maria, principal curral eleitoral da distrital eleita.

Pelas contas de Abrantes ele chegou a dez votos e pode aumentar até amanhã para 12 com os dois prometidos pelo Avante. O jogo neste momento está 12X12. No caso de um empate, Abrantes vence, conforme as regras do regimento interno da Casa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Aneel divulga calendário para anúncio de bandeiras tarifárias em 2026

As contas de energia elétrica contam com a bandeira verde no início de 2026. A decisão sobre a bandeira tarifária será anunciada no dia...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar